Pistolas Tara TM-9 seguem aparecendo no RJ

PST TARA 1
Pistola TM-9 recentemente apreendida no Rio de Janeiro pela PMERJ juntamente com um fuzil da família AR-15 e uma granada de mão. (Imagem: Robert Draiks)

As apreensões de armas de fogo em mãos de criminosos aqui no Brasil costumam reservar algumas surpresas. No caso específico do Rio de Janeiro, um tipo de pistola tem sido comumente apreendido nos últimos meses, a Tara TM-9, fabricada em Montenegro (Crna Gora, no idioma local), pequena república balcânica no sudeste da Europa e que fazia parte da antiga Iugoslávia. Sua produção é responsabilidade de uma firma chamada Tara Perfection D.O.O., criada em 1984 com sede na cidade de Mojkovac, havendo sido apresentada ao público pela primeira vez na feira Milipol-2013, em Paris.

Em calibre 9x19mm e alimentada por carregadores bifilares de 17 tiros, a pistola é de ação dupla/simples, dispara semiautomaticamente através de um percussor e usa um trancamento de culatra baseado no sistema Browning (recuo curto, cano basculante). Utiliza um sistema de gatilho chamado de DARE (Double Action Rapid Engagement) que proporciona uma rápida transição entre o primeiro tiro (em dupla ação, peso de 3,5 Kg) e os demais (em ação simples, peso de 3,5 Kg), já que reposiciona o percussor para a posição de disparo após um retorno de apenas 3mm na tecla do gatilho. No caso de uma falha da munição, um segundo disparo pode ser comandado sem a necessidade de movimentar (ciclar) o ferrolho manualmente.

PST TARA 2
A TM-9 é uma arma de concepção moderna, possuindo armação em polímero, eixo de cano rebaixado em 22 mm e uma vida útil de 50 mil tiros, garantida pelo fabricante para os principais componentes. (Imagem: Robert Draiks)

A Tara TM-9 possui corpo principal em polímero, que inclui um trilho Picatinny sob o cano para a colocação de lanterna tática ou mira laser. Vem de fábrica com três tamanhos de apoio para a mão na parte posterior da empunhadura, inclusive, tendo um pequeno compartimento interno com uma ferramenta para reparos emergenciais em campo.

Especificações básicas: Comprimento do cano, 113mm; comprimento total, 187mm; altura, 139mm; largura máxima, 30mm; peso vazia/municiada, 750/950g.

Ronaldo Olive

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE