O 1º Esquadrão de Aeronaves de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) da Marinha do Brasil realizou treinamento de seus pilotos no RIG Aviônico, localizado no sede da Embraer em Eugênio de Melo (SP).
Criado para permitir as diversas integrações entre os sistemas modernizados da aeronave de combate AF-1B/C (A-4 KU Skyhawk), o RIG Aviônico possibilita a realização de novas atualizações de software dos diversos equipamentos embarcados, inclusive do OFP (Operational Flight Program), quando podem ser exaustivamente testados antes que seja autorizado o upload no computador principal das aeronaves, ou nos demais equipamentos com software próprio.
O RIG Aviônico é uma ferramenta capaz de permitir aos pilotos uma interação em ambiente controlado com os novos sistemas embarcados. Apesar de não possibilitar a simulação de voo, permite a interatividade de forma estática com os sistemas modernizados, facilitando a familiarização e a prática de operação.
Durante esse período, os pilotos do EsqdVF-1 tiveram a oportunidade de ter acesso às páginas dos CMFD (Color Multi-function Display), operar os modos radar com geração simulada de alvos estáticos, realizar treinamento de entrada de dados via UFCP (Upper Front Control Panel), treinamento de comandos via HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick) e treinamento via painéis de controle dos consoles laterais, como rádios, IFF (Identification Friend or Foe), painel de ativação de equipamentos aviônicos e NCDR (Net-Centric Digital Recorder).
Ivan Plavetz