O Jornalista Roberto Caiafa, atendendo a convite da Iveco Veículos de Defesa, esteve na fábrica da IVECO em Sete Lagoas, ocasião em que participou, dentre outras atividades, de um test drive do Light Multirole Vehicle ou LMV.
Descrevendo o LMV
Veículo tático para missões especiais com alto nível de proteção (balística e antiminas), a Viatura Blindada Multitarefas LMV (VBMT-LR) tem alta mobilidade comprovada em diversos tipos de terrenos com performance e excelente autonomia.
O veículo já foi adotado por vários países que fazem parte da OTAN, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já foi utilizado em missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.
O LMV proporciona desempenho, confiabilidade e maior conforto para a guarnição com agilidade e segurança em qualquer tipo de missão.
A geração atual do LMV, com motores entre 190 e 220cv de potência, da FPT Industrial, é equipada com transmissão automática modernizada com oito velocidades, aprimorando a condução e o desemprenho em condição off-road, e um novo sistema de filtragem de ar para o motor,
Um novo sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), capaz de trabalhar em condição off-road, melhora a segurança da condução, bem como a mobilidade em terrenos irregulares. O sistema de suspensão independente foi projetado para aprimorar a mobilidade em qualquer tipo de terreno, combinado com pneus off-road e sistema automático de calibragem.
O novo design da célula da guarnição foi desenvolvido especialmente para transportar com segurança até cinco militares totalmente equipados, com mochilas, armamento e equipamentos pessoais. O layout interno proporciona ótima ergonomia para a guarnição além de incorporar um painel digital de última geração. A proteção balística é reforçada pela a adição de uma terceira dobradiça nas portas e a utilização de novos materiais na estrutura da carroceria.
O LMV foi projetado para oferecer uma ampla variedade de aplicações, incluindo Posto de comando, Reconhecimento, Patrulha, Plataforma de sistemas de armas leves, Medevac (evacuação médica), entre outras. O veículo foi projetado para ser compatível com os recursos de direção de imagem térmica e NVG (óculos de visão noturna) para possibilitar a condução noturna.
Alta confiabilidade, facilidade de manutenção e baixos custo de operação foram considerações importantes durante o projeto do LMV.
Resposta de 0
Seria interessante Vc adicionar suas impressões como motorista e detalhar a experiência, ficou muito impessoal, como um panfleto de especificações.
O vídeo contém essas impressões
Vou assistir, obrigado.
Esse é o “Lince” usado na GLO?