Phénix realiza voo inaugural: Primeiro Airbus A330 MRTT para a França

A Airbus Defense and Space realizou o voo inaugural do primeiro A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) destinado à França.

Denominada Phénix quando em serviço no ADLA, é o primeiro de nove exemplares encomendados pela Direção Geral de Armamento (DGA) (com opção para três aeronaves adicionais).

Este é o segundo A330 MRTT de novo padrão a decolar.

As modificações incluem mudanças estruturais, melhorias aerodinâmicas para reduzir o consumo de combustível, computadores e aviônica avançados e sistemas militares melhorados.

A aeronave foi montada em Toulouse no padrão civil A330, antes de ser convertida em MRTT nas facilidades de Getafe.

A tripulação no comando do voo inaugural declarou que a aeronave operou de acordo com as expectativas durante 3h 25m. O A330 MRTT “Phoenix” será equipado com o Airbus Aerial Refeling Boom System (ARBS) e terá capacidade adicional de transportar 272 passageiros ou receber uma configuração para evacuação médica.

A primeira entrega para o ADLA está prevista para 2018. Um total de 51 Airbus A330 MRTTs foram encomendados por oito países e 28 exemplares já foram entregues.

O novo “Phénix” vai ampliar enormemente o alcance global das Forças de Reação Estratégicas Francesas, além de oferecer uma capacidade complementar de transporte.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

DISPONÍVEL