Peru recebe o primeiro avião militar de transporte C-27J Spartan

0
2906
Fotos 1 e 2 C-27J-Peru .
O C-27J foi selecionado pela FAP por sua adequação à particular geografia do país andino. (Imagem: Alenia Aermacchi)

O Peru recebeu o primeiro dos dois aviões militares de transporte Alenia Aermacchi C-27J Spartan adquiridos para a Força Aérea do Peru (FAP) por US$ 121,9 milhões. A entrega do segundo exemplar correspondente à encomenda está prevista para acontecer em abril. Os dois C-27J serão operados pelo Esquadrão de Transporte 843 do Grupo Aéreo nº 8, unidade sediada no lado norte do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, na capital Lima.

Um segundo pedido de duas unidades foi assinado no final de 2014, cujo valor gira em torno de US$ 120 milhões. As entregas deverão ocorrer entre 2016 e 2017. Os contratos firmados com a fabricante incluem treinamento de pilotos e pessoal de apoio técnico, suporte logístico, equipamentos de solo e ferramental, bem como cláusulas de offset.

Os C-27J estão substituindo gradativamente os turboélices Antonov An-32B de origem ucraniana. Os novos aviões desempenharão missões de transporte militar, ações de interesse social, suporte a operações antidrogas, combate à exploração ilegal de minérios e repressão à guerrilha.

De acordo com a fabricante, a performance da aeronave em regiões localizadas em altitudes elevadas pesaram na opção feita pela FAP. Há previsão para que o Peru adquira mais oito aviões ao longo dos próximos anos.

Ivan Plavetz