Peru anuncia a compra de 12 aeronaves de ataque e Super Tucano é um dos favoritos

O Ministro da Defesa do Peru, Walter Astudillo, anunciou hoje, 29 de setembro, que a Força Aérea Peruana (FAP) irá iniciar um processo de aquisição de 12 aeronaves subsônicas de ataque com o objetivo de fortalecer o controle do espaço aéreo nacional, especialmente contra crimes como narcotráfico e mineração ilegal.

De acordo com especialistas, os principais candidatos seriam o brasileiro EMB-314 Super Tucano, da Embraer, e o estadunidense AT-6B Wolverine, versão armada do T-6 Texan II, da Beechcraft Defense. Porém, se a escolha for a favor de uma aeronave a reação o favorito seria o italiano Leonardo M-346.

Astudillo também especificou que pelo menos duas aeronaves achegariam antes de 28 de julho de 2026, final do mandato do atual governo. Além disso, o Executivo planeja expandir a frota de helicópteros e melhorar as pistas de pouso em áreas estratégicas.

Este anúncio ocorre após a autorização do Governo dos Estados Unidos para a venda de 12 F-16C/D Block 70, dento do processo de aquisição de até 24 caças para substituírem os MiG-29 e Mirage 2000 na FAP, e cuja decisão está prevista para ocorrer em outubro de 2025.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *