ASTROS 2020 – Entrega de novas viaturas

Por Paulo Roberto Bastos Jr e Roberto Caiafa

No dia 28 de setembro, o Exército Brasileiro recebeu um lote de oito viaturas ASTROS, padrão MK6, como parte do Programa Estratégico do Exército (Prg EE ) ASTROS 2020, que visa contribuir com o Objetivo Estratégico do Exército de dissuasão extrarregional, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa aprovada em 2008.

Uma das três viaturas Unidade Controladora de Fogo (AV-UCF) – a mais cara do sistema. (Foto: Paulo Bastos)

Foram entregues as seguintes Viaturas:

  • Unidade Controladora de Fogo (AV-UCF): 2 unidades;
  • Posto Meteorológico (AV-MET): 3 unidades;
  • Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE): 3 unidades.
Foto: Roberto Caiafa

A aquisição proporciona nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, que poderá bater alvos com maior precisão e a longa distância.

O Programa ASTROS 2020 contempla, em seu escopo, o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, a modernização das viaturas do atual 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e a implantação do Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO).

A Avibras Aerospacial, empresa estratégica de defesa genuinamente nacional, sediada em São José dos Campos (SP), constitui-se na principal integradora do Programa.

As viaturas Unidade Controladora de Fogo (AV-UCF) alinhadas no pátio do 6º GLMF (Foto: Paulo Bastos).
As viaturas Oficina e Meteorológica, padrão MK.VI, no pátio do 6º GLMF (Foto: Paulo Bastos).
As novas viaturas no pátio do 6º GLMF – em primeiro plano, uma viatura oficina. (Foto: Paulo Bastos)

Cerimônia de entrega

O Comandante Logístico do Exército, general-de-exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, acompanhado do diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, mais o comandante do 6º Grupo Lançador de Mísseis e Foguetes (6º GLMF), tenente-coronel artilheiro Elson Lyra Real, protagonizaram a cerimonia de entrega simbólica das chaves de viaturas MK.VI, após a benção das mesmas pelo capelão militar do Forte Santa Bárbara (santa padroeira dos Artilheiros).

O general-de-exército Carlos Alberto Neiva Barcellos entrega placa alusiva ao recebimento das viaturas ao diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite. “São veículos militares com alto valor tecnológico agregado, concebidos, desenvolvidos e produzidos por uma empresa estratégica de defesa, 100% brasileira, a Avibras”, destacou o Comandante Logístico do Exército. (Foto: Roberto Caiafa)
O diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite “O Astros 2020 é um dos nossos programas mais queridos. Nossos desenvolvimentos estão caminhando numa direção muito boa. Nós vamos levar o Brasil à posição de ser o 7º país do mundo a ter um míssil de cruzeiro”, afirmou. A formatura também celebrou o aniversário do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, com a entrega de diplomas a militares e civis que contribuíram para os trabalhos da organização militar. (Foto: Roberto Caiafa)
O diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, faz a entrega simbólica das chaves das viaturas MK.VI Astros 2020 ao comandante do 6º GLMF, tenente-coronel Elson Lyra Leal. (Foto: Roberto Caiafa)
O diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, faz a entrega simbólica das chaves das viaturas MK.VI Astros 2020 ao comandante do 6º GLMF, tenente-coronel Elson Lyra Leal. (Foto: Roberto Caiafa)

Após, ocorreu desfile e parada militar em homenagem as autoridades presentes, e disparo real de foguetes SS-30, SS-40 e SS-60 por uma bateria Astros MK.VI.

Mais detalhes dessa cerimônia, e completa cobertura fotográfica com grande quantidade de informações sobre os programas da Avibras do Programa Astros 2020 na próxima edição da Revista Tecnologia & Defesa.

 

Desenvolvimento nacional e regional

O Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Pedro Maciel Capeluppi, viu pela primeira vez uma demonstração de tiros do Astros 2020 em Formosa.

Ele acompanha a execução do programa no Ministério e ficou feliz de ver de perto os resultados para o Exército Brasileiro. “É muito gratificante ver a capacidade de execução e ver a formação de pessoas. Mais importante do que investir em Defesa é investir em pessoas, em exemplos. E é isso que nós vimos aqui hoje”, declarou.

Foto: Roberto Caiafa.

O Exército recebeu as oito últimas viaturas do segundo lote do Sistema Astros, composto de 20 viaturas. A previsão é concluir as obras do Forte de Santa Bárbara até o ano que vem.

“Já na construção há um impacto significativo para o município de Formosa, tendo em vista o emprego de várias empresas da área da construção civil. Quando tivermos todo o efetivo das unidades do Forte de Santa Bárbara atuando aqui, serão mais ou menos 2 mil famílias, gerando demanda por serviços e infraestrutura”, acrescentou o Gerente do Programa Astros 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx), general-de-brigada José Júlio Dias Barreto.

O diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, sendo cumprimentado pelo comandante do 6º GLMF, tenente-coronel Elson Lyra Leal, após receber o Diploma de “Amigo do 6º GLMF”. (Foto: Roberto Caiafa)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Para celebrar os feitos dos mais de 25 mil homens e mulheres brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, o...

Desde 1º de janeiro de 2023, o dr. Artur José Dian ocupa o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil do...

Comentários

DISPONÍVEL