Passagem de comando na Polícia Militar de São Paulo

0
5448
Foto 3 PMESP-NovoComando.
Coronel PM Gambaroni passa em revista à tropa acompanhado do seu antecessor Coronel PM Meira. (Imagem: Centro de Comunicação Social da PMESP)

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participaram hoje da passagem de Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) para o coronel PM Ricardo Gambaroni. A cerimônia foi realizada na Academia do Barro Branco, localizada na zona norte da capital paulista.

“A PMESP tem tradição de bons comandantes, qualificados não apenas pela excepcional formação, mas também por características pessoas, como elevado espírito público, clareza de objetivos, agilidade nas decisões, rapidez na atuação, liderança reconhecida e observância irrestrita às normas do Estado Democrático de Direito”, disse o governador.

O secretário Alexandre de Moraes ressaltou que o novo comandante geral terá coragem para encarar os desafios da Polícia Militar. “Temos que ousar e cooperar no combate à criminalidade com inteligência, tecnologia, investigação e ostensividade. Junto com o comandante, iremos ousar para que a Polícia Militar, de mãos dadas com a Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica, possa estabelecer novos parâmetros no combate à criminalidade”, afirmou o secretário.

Currículo

Foto 1 PMESP-NovoComando.
(Imagem: Centro de Comunicação Social da PMESP)

Gambaroni já havia sido anunciado novo comandante no dia 5 de janeiro, em substituição ao coronel PM Benedito Roberto Meira, que estava no cargo desde novembro de 2012.

O novo chefe da corporação tem 49 anos e ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em fevereiro de 1981, formando-se oficial em 1985. Ele é piloto policial de aviões e helicópteros desde 1997, quando concluiu a especialização na Escola Internacional de Aviação Policial, na Inglaterra.

Antes de ser designado pelo secretário de Segurança Pública para o comando da PMESP, Gambaroni comandava o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe). O novo comandante geral é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), especialista em Liderança e Gestão de Polícia pela Academia Nacional do FBI (2013) e possui mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2007).

Com experiência em policiamento estratégico, foi comandante da região de Osasco (Comando de Área Metropolitano 8) e de toda a Grande São Paulo (Comando de Policiamento Metropolitano). Comandou o 2º Batalhão de Choque, responsável por grandes eventos, o 6º Batalhão do Interior (Santos), o 2º Grupamento de Bombeiros e a Divisão de Tecnologia de Emergências (atual Escola Superior de Bombeiros).

Também possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola da Polícia Militar (1992), especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército Francês (em 2000), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.

Ivan Plavetz