Na última segunda feira aconteceu a cerimônia de passagem de comando do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste), organização militar do Exército Brasileiro localizada na Vila Militar (RJ) e subordinada a 1ª subchefia do Comando de Operações Terrestres (COTER).
Na ocasião, o coronel de cavalaria Urubatã Muterle Gama passou o comando do CA-Leste ao tenente-coronel de cavalaria André Ricardo da Conceição Barreto. O coronel Urubatã foi designado para assumir uma nova missão no Comando Militar do Leste (CML).



A cerimônia contou com a presença do general-de-exército R1 Rui Monarca da Silveira (1º comandante do CAADEX -97/98), do general-de-divisão Mauro Sinott Lopes, comandante da 1ª Divisão de Exército, general-de-Brigada Ramon Marçal da Silva, comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, e do general-de-brigada R1 Álvaro de Souza Pinheiro, dentre outras autoridades, antigos comandantes da OM, militares, civis convidados e representantes de empresas parceiras do CA-Leste.

Um traço comum aos militares presentes, a maioria são Operadores de Forças Especiais com passagem pelo 1º BFEsp e Brigada de Operações Especias/Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.
Destaque especial para a presença do general R1 Álvaro Pinheiro, considerado uma ‘lenda” nas Forças Especiais do Exército, onde teve destacada atuação como especialista em contra-terrorismo, guerra assimétrica (guerrilha), etc.
O general também atuou como consultor especial independente do Corpo Editorial da Revista Tecnologia & Defesa por muitos anos.

Durante as atividades, foram apresentadas as novas salas de aula construídas em tempo recorde, e que vão somar esforços as instalações da Divisão de Simulação. Naquelas instalações, que empregam o moderno conceito de containers unidos em módulos, ocorreu o descerramento da foto do coronel Urubatã na galeria dos “Eternos Comandantes” do CA-Leste.

Dotados de revestimento térmico, ar-condicionado em todas as salas e capazes de receber um grande volume de alunos de diferentes OM´s, essas salas de aula visam incrementar a capacidade de ensino de simulação militar aos militares destacados.
Para alojar esse pessoal, foi reformada a Casa de Hóspedes (agora uma responsabilidade da unidade), com capacidade para alojar até 40 militares envolvidos em adestramentos na sede do CA-Leste.

Alteração na Denominação do Centro
No dia 13 de outubro de 2017 , o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), por determinação do comandante do exército , passou a denominar-se Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) .
A nova denominação marca uma mudança no enfoque da atividade-fim do centro , agora voltada para o desenvolvimento das capacidades operacionais das organizações militares adestradas , e não mais na avaliação e certificação das mesmas.

O CA-Leste tem na simulação viva a principal ferramenta para promover exercícios táticos realistas e dessa forma , potencializar o poder de combate das tropas adestradas .
A Divisão de Simulação emprega simulação construtiva e virtual, enquanto a Divisão de Adestramento faz amplo emprego de simulação viva em múltiplos exercícios de adestramento, especialmente fora de sede. Para obter os melhores resultados, é empregada a Companhia Força Oponente, composta por três pelotões de fuzileiros altamente adestrados e operacionais.
