Parque Regional de Manutenção/5 entrega viaturas blindadas ao 5ºRCC

O 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), o Regimento “Tenente Ary Rauen, recebeu novas viaturas blindadas de transporte de pessoal M113BR e viatura socorro Leopard BergPanzer.

Os M113 estavam no Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5), em Curitiba, para passar por um processo de repotencialização.

Foram trocados o motor, lagartas, transmissão, entre outros equipamentos.

Os “novos” blindados serão distribuídos entre as subunidades do 5º RCC.

O M113 pesa em torno de 12 toneladas, é armado com uma metralhadora Browning .50 e possui blindagem de alumínio. Sua função é transportar a infantaria blindada e mecanizada.

Foram fabricados mais de 80.000 unidades e o tipo já foi usado em várias guerras, como no Vietnã, Irã-Iraque, Guerra dos Seis Dias, Invasão do Iraque, etc.

Ainda hoje o modelo é usado operacionalmente por tropas das Forças Armadas Norte-Americanas operando na região do Golfo Pérsico e Eurásia.

O KMW Bergpanzer é uma viatura de socorro que pode prestar serviços de engenharia emergencialmente.

Já o BergPanzer fabricado pela KMW, é um veículo especializado que usa a plataforma mecânica do MBT Leopard 1.

Esse carro serve para prestar socorro em campo e reboque aos blindados da família Leopard (Leopard 1A 5BR e Gepard 1A2).

O tipo também é capaz de realizar pequenos serviços de terraplanagem, sendo equipado com braço mecânico e guincho.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Um misto de alívio e expectativa. Foi assim que o Sindicato Nacional de Materiais de Defesa (SIMDE) recebeu a notícia...

A Elbit Systems anunciou ontem o contrato avaliado em US$ 600 milhões para o fornecimento de sistemas para a Hanwha...

Decisão evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos e contribuirá para a sustentabilidade e a...

O cabo Raony Osório, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), que desde maio de 2022 está como...

Comentários

Disponível

DISPONÍVEL