OTAN: os AWACS com comunicação renovada

A italiana Leonardo acaba de ser contratada pela Boeing para fornecer seu rádio definido por software (SRD), o SWave Airborne SDR SRT-800, para a modernização das aeronaves de controle e alerta aéreo E-3A (“airborne warning and control system” – AWACS) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Essa frota é dos poucos meios militares que pertence e é operado diretamente pela OTAN, e está sendo modernizada pela Boeing para manter sua viabilidade operacional até 2035, no programa de extensão de vida útil final (“final lifetime extension programme” – FLEP), e o SRT-800 fornecerá conectividade ar-ar e ar-solo segura e resistente a ataques cibernéticos, uma ameaça cada vez mais clara e presente.

O SRT-800 possui tamanho, peso e requisitos de potência que permitem que seja instalado na maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não, para clientes civis e militares, e é ideal para “retrofit” de aeronaves, pois um único rádio é capaz de substituir várias unidades aviônicas que  tradicionalmente eram separadas, incluindo rádio UHF / VHF, SATCOM, SINCGARS e um dispositivo de criptografia.

Segundo o contrato, a Boeing integrará o SWave Airborne SDR SRT-800 ao sistema de missão e, por se tratarem de rádios definidos por software, podem ser completamente reconfigurados quando necessário, de forma simples e econômica, por meio de uma atualização, sem a necessidade de modificar o hardware, sendo estes plenamente compatíveis com o padrão “software communications architecture” (SCA), com a máxima flexibilidade.

Originalmente projetado como uma plataforma elevada de radar, o E-3A evoluiu ao longo de 30 anos para lidar com as realidades das mudanças geopolíticas e a Força Aérea de Alerta Antecipado e Controle da OTAN, que os utiliza, tornou-se uma parte essencial da capacidade de gestão da batalha aérea da aliança e continua operacionalmente relevante por meio de sucessivos programas de modernização.

O SWave Airborne SDR SRT-800, da Leonardo

 

Fonte: Leonardo

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *