Os LMV-BR2 Guaicurus começam a ser entregues esse ano e será mais um produto de exportação da IDV LATAM

De acordo com Humberto Marchioni Spinetti, Presidente da IDV Latin America, em entrevista exclusiva a T&D, a primeira viatura blindada multitarefa (VBMT) 4X4 LMV-BR2 Guaicurus, do contrato de 420 unidades assinado em 2024, será entregue para o Exército Brasileiro (EB) ainda nesse semestre.

“A linha de produção já está praticamente concluída e, no primeiro trimestre do próximo ano a primeira viatura já começa a ser produzida e entrega prevista para ocorrer em junho, com o compromisso de entregar 15 viaturas em 2026, e com uma média de 55 nos anos seguintes, até 2034. Além do Exército, Forças de Segurança do Brasil estão negociando sua aquisição, sendo possível que o primeiro contrato seja anunciado no próximo semestre”, revelou Spinetti.

E concluiu: “o LMV utilizará boa parte da cadeia logística do Guarani, mas estamos desenvolvendo uma cadeia de fornecedores locais para os componentes específicos do LMV, tanto que que várias partes da cabine que nós vamos fazer aqui, iremos exportar para a Europa. Seremos o centro de competência desses componentes”.

Atualmente a IDV está produzindo o LMV-2, uma viatura nova, mais pesada e criada especificamente para atender os requisitos da OTAN, já o LMV-BR2 é uma evolução direta do LMV, que é sucesso de vendas em todo o mundo, com as principais inovações tecnológicas da versão 2, mas mantendo seu peso, será produzido na unidade de Sete Lagoas (MG).

O EB possui atualmente 48 VBMT 4X4 Guaicurus, sendo 32 adquiridos novos em 2019 e 16 da versão Lince K2, adquiridos usados em 2018 para a Intervenção Federal do Rio de Janeiro.

Veja a entrevista completa na edição 181 da revista Tecnologia & Defesa, disponível ainda esse mês em nosso site.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *