ÁREA DO CLIENTE

Os 99 anos do major John Buyers, veterano do 1º Grupo de Caça (Senta a Pua!)

Hoje, dia 08 de janeiro, um dos heróis do 1º Grupo de Caça, Maj. John Willian Buyers, que atuou como Oficial de Ligação entre a Força Aérea norte-americana e a brasileira durante a Campanha da Itália, estaria completando 99 anos de idade.

Ele jamais será esquecido!

Buyers no cockpit de um P-47D Thunderbolt do 1º GAVCA, durante a Campanha da Itália.
Nascido de pais americanos em Juiz de Fora-MG, John passou toda a infância e adolescência no interior de Minas Gerais.
Sua família mudou-se para os EUA pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial e, após o ataque a Pearl Harbor, foi a vez dele se voluntariar para a USAAF.
Pouco após a entrada do Brasil na guerra, em agosto de 1942, Buyers foi enviado para a Base Aérea de Natal, onde travou contato com o Major Nero Moura, futuro comandante da caça brasileira na Itália.
Coronel Nero Moura e Capitão John Buyers na Itália .
Com a criação do 1º Grupo de Aviação de Caça em dezembro de 1943, Moura solicitou que Buyers, que falava português fluente e com quem já tinha uma boa amizade, fosse o oficial de ligação da unidade com o comando em Washington.
Buyers acompanhou o grupo brasileiro durante todo o percurso de treinamento na Flórida, Panamá e Nova Iorque, e embarcou juntamente com eles para a Itália em setembro de 1944.
No teatro de operações, ele foi instrumental em manter as boas relações e comunicações entre os pilotos brasileiros e seus colegas norte-americanos, e conseguiu para o grupo um bombardeiro B-25 Mitchell que foi usado como aeronave de transporte até o fim da campanha.
Ao lado do B-25 “Desert Lil”. Pisa, dezembro de 1944.
Com o acúmulo da perda de pilotos em combate e a escassez de novos recompletamentos enviados do Brasil, John Buyers voluntariou-se para voar missões nos comandos dos P-47 ao lado de seus compatriotas brasileiros.
Até o fim da campanha, ele havia voado 22 missões de combate nas aeronaves do Senta a Pua, de forma totalmente voluntária, para ajudar o depletado grupo a cumprir as missões atribuídas.
Após a guerra, passou para a reserva como Major e retornou ao Brasil, onde estabeleceu família.
Brigadeiro Rui Moreira Lima, Brigadeiro José Meira de Vasconcelos e Major John Buyers na Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 2012.

Na foto que abre esse artigo, feita em 26 de setembro de 2015, Buyers autografa o livro “Heróis dos Céus” durante a inauguração da Sala Nero Moura do Museu Da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em Belo Horizonte.

28 de setembro de 2015, Museu da FEB BH.

COMPARTILHE