Opinião ABIMDE sobre a 4ª Mostra BID Brasil

0
1754
ABIMDE

A Tecnologia & Defesa registrou com exclusividade a fala do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Frederico Aguiar, e do vice-presidente, Pierantoni Gamboa.

O vice-presidente da ABIMDE, almirante R1 Pierantoni Gamboa, destacou o exito na atração de mercados externos. (Imagens: Roberto Caiafa)
O vice-presidente da ABIMDE, almirante R1 Pierantoni Gamboa, destacou o exito na atração de mercados externos. (Imagens: Roberto Caiafa)

“Nós estamos extremamente felizes. O número de expositores, visitantes e delegações estrangeiras superou enormemente as melhores expectativas existentes. Exibimos armamentos não letais e letais, lanchas, carros de combate, helicópteros, uma gama de produtos de integração, novas empresas se juntaram a nós, recebemos aqui o Porto Digital de Recife*, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT)***, o Polo de Defesa de Santa Maria**, enfim, estamos extremamente felizes com o que realizamos. O apoio da Academia, da Imprensa Especializada, do Ministério da Defesa e da APEX Brasil, dentre outros, tornou essa edição da feira algo inesquecível”, afirmou o Pierantoni.

*O Porto Digital é um polo de desenvolvimento de softwares e Economia Criativa localizado na cidade do Recife. Criado em julho de 2000, é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco e reconhecido pela A. T. Kearney como o maior parque tecnológico do Brasil em faturamento e número de empresas. Em 15 anos, o Porto Digital atraiu 250 empresas, criou 7 mil empregos e atingiu um faturamento anual de R$ 1 bilhão.

**Neste ano, o Arranjo Produtivo Local (APL) Polo de Defesa de Santa Maria participou com um estande coletivo junto a duas empresas santa-marienses componentes do cluster: a Defii Ateliê de Software e a Redomus. O Gestor Executivo do APL, Diogo De Gregori, destacou a oportunidade de divulgar as potencialidades de Santa Maria que já é uma referência no setor de Defesa.

***A afiliada ABIT Cedro Têxtil apresentou na 4ª BID Brasil novidades em workwear. A principal delas é a nova camuflagem de alta solidez, desenvolvida para atender as determinações do Exército Brasileiro, que oferece maior durabilidade das cores aplicadas e maior vida útil ao produto.

A integração entre ministérios, entidades de setor e o Ministério da Defesa é algo essencial a BID, segundo Frederico Aguiar, presidente da ABIMDE.
A integração entre ministérios, entidades de setor e o Ministério da Defesa é algo essencial a BID, segundo Frederico Aguiar, presidente da ABIMDE.

“Consideramos que atingimos os objetivos propostos para a 4ª BID Brasil com méritos. Isso é o começo de uma caminhada, temos um novo ministro da Defesa (Raul Jungmann), e ele está sensibilizado em trabalhar a quatro mãos com o empresariado, e a 4ª BID Brasil é um exemplo disso, um trabalho conjunto com o Ministério da Defesa integrado com outros ministérios correlatos ao setor como o Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Ciencia e Tecnologia, Ministério das Relações Exteriores, etc.” disse Frederico Aguiar.

“A própria APEX é uma prova disso que estou falando, ela foi um parceiro fundamental para que esse evento pudesse acontecer. Tivemos mais de cinco mil visitantes, muitos deles oriundos de diversos países. Além dos adidos militares e membros de primeiro, segundo e terceiro escalão dos ministérios citados, outros industriais vieram aqui e conheceram as capacidades que podem agregar e instrumentalizar outras tecnologias que estão se combinando. As empresas estrangeiras visitantes também puderam ver a capacidade brasileira espelhada em mais de 100 empresas que aqui participaram. Sempre resta muito por fazer, não podemos achar que um show vai resolver as nossas vidas, mas a gente não pode deixar de acreditar”, finalizou o presidente da ABIMDE.