Operação Santa Bárbara – A Artilharia em ação na Amazônia

Nos dias 11 e 12 de setembro, tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), Força de Prontidão do Comando Militar do Norte (CMN) e Força de Emprego Estratégico do Exército, realizaram a Operação Santa Bárbara, exercício de tiro com armas de tiro curvo, no Campo de Instrução Alferes Leonardo, em Teresina (PI). A atividade envolveu militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl), do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) e do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).

Durante o exercício, as baterias de Artilharia puderam realizar o seu adestramento básico, conduzindo disparos com o obuseiro Oto Melara M56 105mm (tiro técnico) e com o morteiro pesado 120mm AGR. Para isso, foram realizados os fogos de regulação e eficácia, revelando o trabalho de todos os subsistemas de Artilharia de campanha: topografia, central de tiro, comunicações, linha de fogo entre outros. Além disso, também houve adestramento da bateria de comando e apoio, por meio do desdobramento de instalações de apoio logístico e do posto de comando do 1º GAC Sl, além do estabelecimento de um posto de observação.


Já o 50º BIS, o 51º BIS e o 52º BIS executaram tiros com o morteiro leve 60 mm e com o morteiro médio 81 mm, aperfeiçoando as técnicas de emprego em operações ofensivas e defensivas, complementando o treinamento realizado durante a certificação como Força de Prontidão. A atividade permitiu aos militares o adestramento dos pelotões de apoio e de morteiros, promovendo a integração das funções de combate.

Ao término do exercício, foi significativamente elevada a capacidade de pronta-resposta da 23ª Bda Inf Sl como Força de Emprego Estratégico do Exército. A Operação Santa Bárbara representou um importante marco no ciclo de adestramento ao incrementar as técnicas para engajar eficazmente alvos de interesse para as operações, contribuindo para a defesa e proteção da Amazônia Oriental.


Fonte: 23ª Brigada de Infantaria de Selva

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *