Entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), a “Brigada Niederauer”, realizou a Operação Punhos de Aço, o maior exercício do Exército Brasileiro com emprego de Forças Blindadas em 2024.
Envolvendo 27 organizações militares, reunindo mais de 1300 homens e mulheres, além de 300 viaturas blindadas e operacionais no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), o “Campo de Saicã”, em Rosário do Sul (RS), esta foi a última fase da certificação da Força de Prontidão (FORPRON).
O exercício se iniciou a realização de apronto operacional da Força Tarefa (FT) liderada pelo 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), o qual logo partiu em progressão, realizando uma marcha para o combate. Nessa fase, os militares realizaram manobras de deslocamento fundamentais para restabelecer contato com as forças inimigas, envolvendo a ocupação de objetivos intermediários e zonas de reunião, onde a FT se reorganizou e estabeleceu bases para empreender as manobras de ataque.
Por fim, o ataque coordenado, após uma simulação de uma transposição de curso d`água, marcou a fase decisiva da operação, caracterizado pela ação simultânea das frações de manobra e o apoio de fogo. O objetivo foi realizar um ataque coordenado neutralizando o oponente com o poder de fogo e a ação de choque proporcionada pelo binômio carro de combate e fuzileiro blindado.
Os militares e as viaturas empregadas portaram os dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), que utilizam sensores, possibilitando acompanhar a evolução do combate. Assim, os efeitos dos engajamentos aumentam o realismo e a eficiência do treinamento. Dessa forma, a Brigada, com sua característica de poder de fogo e integração de capacidades, consagra mais um ano de instrução.
De acordo com o comandante da 6ª BdaInfBld, general de brigada Marcus Augusto Bastos Neuvald, a partir de agora, essa tropa entrará efetivamente em prontidão no biênio 2025-2026. “Foi uma atividade muito significativa, nós conseguimos interagir, reunindo todas as nossas capacidades, realmente colocar no terreno e treinar aquilo que já tínhamos feito nas etapas anteriores de simulação virtual e construtiva”, avaliou o comandante.
A operação Punhos de Aço marca a certificação da Brigada Niederauer, que possui o maior poder de combate da força terrestre, como Força de Prontidão do Exército, estando pronta para ser empregada em Defesa da Pátria, fazendo jus ao seu lema: “Nós Decidimos o Combate!”.
Fonte: 6ª Brigada de Infantaria Blindada
Respostas de 8
Porquê não colocar,nosso míssil anti tanque,nas viaturas de transporte de tropas,Guarani, urutu,M113
Muito grande.
Está em andamento instalar míssil anti Tank nessas viaturas e o chamado projeto de modernização.
Só existe um sistema antimísseis eficiente, e ele não é vendido “Iron Fist-Israel. qualquer coisa que adquira para os carros nesse sentido, pode ser considerado direcionamento inadequado de recursos, primordiais para as manutenções básicas que o equipamento exige.
o Iron Fist é um sistema hardkill impressionante, sua unica desvantagem que consigo pensar é a baixa capacidade de apenas 2 projeteis por lançador
Selva!!!!🫡
Boa tarde amigo Paulo Bastos o senhor sabe quantos Leo 1A5 e A3 estão operacionais no EB atualmente?
O EB não usa Leopard 1A3. Talvez você se refira ao M60A3 TTS.