Operação Paraná: Exercício Combinado Brasil x Paraguai

0
1957
Militares do Brasil e do Paraguai formados durante Cerimônia Inaugural da Operação Paraná. (Imagens: AGÊNCIA VERDE OLIVA)

No dia 17 de setembro, chegaram a cidade de Cascavel os oficiais do Estado-Maior e o Pelotão de Fuzileiros do Exército do Paraguai, integrantes da Força Combinada Paraná.

No dia 18 de setembro, ocorreu a formatura no 33º BI Mec, marcando o início do Exercício Combinado.
Em continuidade às atividades de preparação, houve instruções de nivelamento, como manejo de armamento, comunicações, e embarque e desembarque da viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MSR) IVECO Guarani.

Os militares foram recepcionados pelo comandante do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), tenente-coronel Pinheiro, que realizou o briefing inicial sobre a Operação Paraná.

A operação acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, no oeste do Estado do Paraná (região sul do Brasil).

Trata-se de exercício inédito, realizado com tropas dos dois países em território brasileiro, com o objetivo de ampliar o intercâmbio e a amizade entre as nações e entre seus exércitos.

Durante o evento, serão realizados planejamentos do Estado-Maior de um Batalhão de Infantaria Mecanizado (Força Combinada Paraná), integrado por oficiais dos dois exércitos; e a execução de operações ofensivas por uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada, composta por dois pelotões brasileiros e um pelotão paraguaio.

Coroando o exercício, no dia 22 de setembro, acontecerá demonstração de ataque coordenado da Força Combinada Paraná.

A atividade contará com a presença de diversas autoridades, com destaque para oficiais-generais do Brasil e do Paraguai.

Fonte: Agência Verde-Oliva