Operação Guarani – A engenharia de combate

Durante os dias 15 a 19 de setembro, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) participou da Operação Guarani, exercício de Adestramento Combinado entre Tropas do Exército Argentino e do Exército Brasileiro.

No cenário operacional simulado na Coudelaria de Rincão/Campo de Instrução de Rincão, foi realizada a demonstração de transposição de um curso de água, obstáculo em apoio à Força-Tarefa do 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), da 1ª Brigada de Cavalaria Mecaniza.

A transposição foi realizada em duas fases. A primeira era de assalto, empregando botes Zefir, pontões de alumínio e viatura anfíbia Guarani. O Pelotão de Engenharia de Combate, orgânico da Força-Tarefa, realizou a abertura de uma trilha para a passagem da tropa a pé e de uma brecha para a passagem dos blindados, com a utilização de explosivos reais.

Na segunda fase, foram utilizadas uma Portada Modular Pesada Krupp FFB2000 e uma Portada Tática Leve para transposição de blindados e viaturas, e ainda uma passadeira de alumínio para a tropa a pé.

Nessa operação, a Companhia Souza Docca contou com o apoio suplementar específico de Engenharia do 3º e do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, face à necessidade da manobra extrapolar os limites de material de uma Unidade de Engenharia orgânica de uma Brigada de Cavalaria Mecanizada.

A demonstração contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do Comandante da 3ª Região Militar, General de DivisãoRiyuzo Ikeda; do Comandante da 5ª Região Militar, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado; do Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Amadeu Martins Marto; do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira; do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e do Comandante de Adestramento e Alistamento, General Aldo Daniel Sala, do Exército Argentino.

Prestigiaram, ainda, a apresentação militares das organizações militares da 1ª Bda C Mec e do Exército Argentino.

Fonte: 1ª Cia E Cmb Mec

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE