Operação de Levantamento Hidrográfico

0
1991

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) Caravelas (H17), meio subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6), realizou a Operação de Levantamento Hidrográfico Navegação Segura. A previsão é de que dez cartas náuticas sejam atualizadas com os dados gerados, além de obter elementos para realizar as alterações na sinalização náutica que for necessária.

Na primeira etapa da comissão estiveram embarcados dois representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), observando os trabalhos relacionados ao Termo de Execução Descentralizada, celebrado entre o Órgão e a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Na etapa que se iniciou em 2 de maio, embarcaram pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), para realizar correntometria e coletar amostras de fundo.

Durante a Operação, o navio esteve nas cidades de Santo Antônio do Leverger (MT), no Rio Cuiabá e de Cáceres (MT), no Rio Paraguai. Em ambas as cidades, recebeu a visita de membros da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), de alunos do Ensino Profissional Marítimo, e esteve aberto à visitação pública. Em Cáceres, o prefeito e a vice-prefeita do município e alguns membros do Ministério Público Federal foram recepcionados a bordo e conheceram o importante trabalho desenvolvido pelo navio.

Ivan Plavetz