
No dia de ontem, 07 de outubro, o Exército Brasileiro (EB) realizou uma manobra explorando a integração entre Infantaria Aeromóvel e Força de Helicópteros, com aeronaves do 4° Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) e a Força-Tarefa da Brigada de Infantaria Aeromóvel foram empregados de maneira coordenada no exercício.
A ação foi conduzida com realismo, dentro de um quadro tático de exercício, e obteve resultados significativos, proporcionando ensinamentos para as tropas empregadas, comprovando que a integração entre helicópteros e tropas aeromóveis potencializa a capacidade de projeção de força ao serem realizados deslocamentos tático-estratégicos com eficácia em combate.
A ação teve início com o estabelecimento da zona de desembarque da tropa, feita por militares Precursores. Em seguida, as aeronaves se deslocaram até o local definido. Após o pouso, os soldados da Infantaria Aeromóvel, com o apoio de um Pelotão de Reconhecimento, iniciaram a movimentação em direção ao ponto estratégico para conquistar esse objetivo. Essa ação abriu caminho para a chegada das tropas blindadas, que seguiram na missão aproveitando o avanço inicial.
Com a infiltração concluída, a Força de Junção avançou com agilidade, realizando uma travessia de curso d’água de oportunidade com apoio dos meios do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), em um movimento coordenado que resultou na conquista do objetivo final em curto espaço de tempo.
Ademais, a manobra reforça o caráter expedicionário e a capacidade de reação rápida da Força Terrestre diante de ambientes operacionais complexos. A elevada mobilidade do Pelotão de Carros de Combate, com significativo apoio de Engenharia, aliada à versatilidade das tropas de assalto aéreo, destacou a capacidade do Exército em integrar diferentes vetores de combate em ações decisivas.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Fotos: ST Sionir
Uma resposta
Parabéns às Forças Armadas Brasileiras por se mostrarem aptas e determinadas a cumprirem seu papel constitucional!