O Exército Brasileiro (EB) iniciou, em 21 de agosto, o deslocamento estratégico do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E) no contexto da Operação ATLAS 2025. A movimentação, que se estende até 4 de setembro, compreende o itinerário Porto Alegre (RS) – Belém (PA) – Manaus (AM) – Boa Vista (RR), mobilizando expressivo efetivo humano e meios logísticos de grande porte.
O deslocamento contempla transporte de tropas, viaturas especializadas e equipamentos de engenharia militar, ressaltando a robustez da logística terrestre. A operação contribui para a integração de diferentes regiões do país e demonstra a habilidade de projetar poder militar em longas distâncias, característica essencial à defesa da Amazônia.



A rota escolhida liga o extremo sul ao extremo norte do Brasil, reforçando a interoperabilidade das unidades militares. Além de testar a eficiência do apoio logístico, o deslocamento evidencia a capacidade do Exército de atuar de forma célere e coesa em todo o território nacional.
Planejada para avaliar a prontidão das tropas, contando também com o emprego de meios de engenharia em cenários de defesa, a operação integra o calendário de adestramento do Exército Brasileiro. As ações realizadas contribuem para o preparo das tropas e para a manutenção da capacidade de resposta diante de potenciais ameaças.

Fonte: 4º Grupamento de Engenharia
Respostas de 13
cortar esse nosso Brasil, de sul a norte por terra, ate a amazonia, já é prova da capacidade do nosso EB.
Salve o Exercito de Caxias, salve nossos bravos e destemidos soldados.
Apoio irrestrito a soberania nacional.
Não é uma tarefa fácil se deslocar do Rio Grande do Sul , até Belém por terra. Depois das Viaturas e o Efetivo do Grupamento , chegarem em Belém terão que enfrentarem mais uns 8 dias navegando no Rio Amazonas , até a cidade de Manaus e de MN pra BV, deve dá de 2 a 3 dias , pra chegarem no destino final
Este sim, é o real papel de nossas forças armadas. Treinar usar e desenvolver novos equipamentos, testar sempre novas tecnologias e sempre estar pronto pra pra servir a pátria.
Saiam da política e melhore a formação academica da AMAN, tire a idéia de poder moderador dos quartéis.
Gostaria de ver uma reportagem que trouxesse os meios de combate empregados pela Engenharia do Exército Brasileiro e pela logística. São meios fundamentais é certamente seria muito interessante. Parabéns pelo nível das matérias. Sou leitor desde sempre de vocês.
IV EX 7.° RM/ 10° BDA 14° BIMTZ.
1° CIA FZO.
SD Laelson N° 429. 1980
parabéns ao Exército brasileiro pela iniciativa esse é o verdadeiro papel das nossas forças amadas cuidar e zelar das nossas divisas que são intensas
obs: o exército precisa voltar as suas origens trabalhar suas corporações, disciplinas, ordem unida, cuidar dos nossos soldados, homens bem cuidados, trabalho bem feito, não esqueçam que o exército tem que dar exemplo.
Tenho muito orgulho do Exército de Caxias ! servi no 7 Pelotão de PE da 7 Brigada de Infantaria Motorizada em Natal/RN
Sd 52/1988 – Lúcio.
Entendo que uma manobra dessa natureza deva ser feita apenas mente pra provar que existe essa possibilidade, ou seja, atender o Norte com recurso bélico proveniente do Sul, mas que, logisticamente, é sem sentido, vez que: onerosa, desgastante e demorada. O ideal, já sabemos, será termos logística, intendência, serviços e armas de pronto emprego distribuídos nas fronteiras e pontos extremos do país. Vale a experiência, mas não deve ser repetida para não causar a impressão que a 3ªRM poderá intervir em Manaus ou Boa Vista e, se for o caso, essa intervenção demoraria mais de mês para acontecer.
Amo minha Patria e nossas forças Armadas.servi no 09 btz Regimento Tuiuti Cida de pelotas RS me honra muito ter vestido a verde oliva e 1986. muito importante estes exercícios que nosso exército está fazendo e aprimorando nossas defesas com tudo que o exército tem de melhor.parabens aos nossos comandantes e ao nosso amado exército Brasileiro!!!
gosto muito de ver essas matérias valorizando o exército brasileiro,e principalmente da Arma de Engenharia a qual meu filho faz parte hj ele e 3 sargento formado na ESA em 2023.orgulgo enorme.do exército brasileiro.BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA.
Que coisa linda essas VTR, essa estrutura verde oliva, representa o poder de fogo e a superioridade bélica de toda a América latina; parabéns !! Exército é Exército, o resto é resto!
É uma boa chance de perceber a falta de interesse estratégico em deixar a BR-319 completamente lascada. Seriam 885km vencidos em 12 a 15 horas de estrada. O tempo de resposta numa operação de emergência seria infinitamente menor… mas põe infinito nisso.
sempre fui fã do nosso saldoso exército, amo de coração minha mãe pátria e se precisar de mim com meus 51 anos estou aqui para vestir o verde oliva de novo cor maravilhosa que não existe em lugar nenhum a não ser no nosso maravilhoso Brasil, braço forte, mão amigão.