Operação Atlântico V – Exército volta a realizar grandes exercícios usando ferrovias

0
10953
O deslocamento em massa de blindados por via ferroviária é a forma mais eficiente de levar esses veículos até as proximidades de uma zona de conflito. (Foto: Daniel Fernando)

Dois grandes comboios ferroviários transportando blindados do Exército Brasileiro (EB) foram flagrados em pleno deslocamento no interior do Paraná.

Por Paulo Roberto Bastos Jr. e Roberto Caiafa

No dia 05 de julho de 2018, conforme notícia veiculada no site de Tecnologia & Defesa, o Exército Brasileiro (EB) testou o embarque em composição ferroviária de duas Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani, sendo uma delas equipada com um Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX e outro com um SARC UT30BR, ambos pertencentes ao 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BIMec), unidade integrante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec).

O embarque real (em larga escala) da chamada Operação Atlântico V, ocorreu no dia 08 de agosto, saindo da cidade de Cascavel (PR), com uma composição ferroviária transportando trinta e um (31) VBTP-MSR Guarani, alguns equipados com SARC REMAX e UT30BR.

O trajeto envolveu as composições das Estradas de Ferro Paraná Oeste (FERROESTE) e Curitiba-Paranaguá, rumo ao Porto de São Francisco do Sul, onde os blindados serão embarcados em um navio mercante com destino ao Espírito Santo.

A Operação Atlântico V configura-se portanto em um grande exercício militar conjunto interforças, inclusive com o uso de tropas especiais, provenientes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Brigada de Infantaria Para-Quedista/Batalhão de Forças Especiais do Exército Brasileiro e elementos do PARA-SAR da Força Aérea Brasileira.

A revista Tecnologia & Defesa voltará em breve com mais informações desse grande exercício multitarefas e interforças.

Imagens do embarque

Fotos 1 a 8: Procedimento de embarque no Terminal da Ferroeste de Cascavel (PR), em 08/08/2018, que contou com a participação de funcionários da empresa e militares do Comando da Brigada, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e do 15º Batalhão Logístico (Clodoaldo Oliveira);

Fotos 09, 10 e 11: O comboio na cidade de Piraquara, em 11/08/2018 (Daniel Fernando);

Comboio partindo da cidade de Piraquara, região Metropolitana de Curitiba, 
com destino ao Porto de São Francisco do Sul (Vídeo: Daniel Fernando)

Nota do Editor: Tecnologia & Defesa e o pesquisador militar Paulo Bastos agradecem sobremaneira a fidalguia e colaboração dos leitores Clodoaldo Oliveira e Daniel Fernando, que cederam fotos e vídeo que ilustram o artigo, assim como informações sobre a movimentação ferroviária, tamanho e destino.