Oficina da Helibras é certificada para revisão geral de Super Puma

0
2499
Primeira caixa de transmissão principal do modelo revisada no Brasil (Imagem: Helibras)

A Helibras realizou pela primeira vez a revisão geral da caixa de transmissão principal de um helicóptero Super Puma no Brasil após sua Oficina de Conjuntos Dinâmicos receber uma nova certificação, na qual a Airbus Helicopters autoriza o trabalho no País.

O primeiro cliente brasileiro a receber a revisão em Itajubá (MG) foi a Força Aérea Brasileira (FAB). Além dessa primeira aeronave, a Helibras recebeu uma caixa de transmissão principal de um cliente francês para a revisão geral na oficina brasileira.

O objetivo do grupo é avaliar a possibilidade de fazer da companhia um polo internacional para esse tipo de revisão no âmbito de toda a família Super Puma.

“Somente a Helibras e a Airbus [Helicopters] da França possuem qualificação para realização desse tipo de intervenção nessas aeronaves, o que demonstra capacidade e qualidade das equipes brasileiras”, comentou  André Teixeira, supervisor de Conjuntos Dinâmicos do setor de Manutenção, Reparos e Operações (MRO conforme sigla em inglês) da Helibras.

As revisões gerais mecânicas desse modelo, que antes eram realizadas apenas na Airbus Helicopters em Marignane, na França, agora podem ser feitas também em Itajubá.

Para o operador, o trabalho realizado no Brasil garante economia de tempo no caso de envio para a França e retorno do componente.

O Brasil conta com 49 helicópteros da família Super Puma em operação, que corresponde a 7% de toda a frota de helicópteros do País. Em todo o mundo, são mais de 800 aeronaves do modelo que poderão ser atendidas na oficina de Itajubá.

Ivan Plavetz