O voo inaugural do helicóptero Ka-62

0
2509
O Ka-62 incorpora tecnologias de ponta da área de asas rotativas.

O protótipo identificado por OP-1 do helicóptero russo multifuncional médio Ka-62 decolou pela primeira vez na última semana O voo inaugural aconteceu nas instalações da companhia Progress Arsenyev, pertencente à Russian Helicopters, e que é parte do conglomerado russo Rostec. De acordo com a companhia, a primeira ascensão vertical, modo que faz parte do conjunto de testes de voo, foi bem sucedida.

O Ka-62 OP-1 será empregado para avaliar todas as performances da aeronave e provar o seu principal sistema de potencia e avionica. Na ocasião o helicóptero foi operado por pilotos do Kamov Bureau Design, principal desenvolvedora do modelo. Ensaios em solo incluindo taxiamento em velocidades varidas antecederam a primeira decolagem.

Alexander Mikheev, CEO da Russian Helicopters, avaliou o evento como muito significativo para a companhia. Mikheev disse que o Ka-62 complementará as versões civis dos conhecidos e bastante produzidos para o mundo helicópteros Mi-8/17 e atenderá à demanda do nicho de helicópteros da classe de peso de decolagem entre 6 e 7 toneladas.

Conforme a Russian Helicopters, o Ka-62 foi desenvolvido para um amplo leque de tarefas, entre elas, transporte de passageiros, operações de salvamento e atividades na área de óleo e gás. Dotado de cabine espaçosa e confortável, a aeronave é ideal para operações corporativas. A fabricante afirma que a elevada  razão potencia/peso do Ka-62 permite seu emprego em climas quentes e acima d’agua.

Ivan Plavetz