O voo de Senna no Mirage eternizado pela Aviation Art.

O dia que o Campeão Ayrton Senna voou um Delta Mirage!

Há 24 anos, o piloto de automobilismo Tri-Campeão Mundial de Fórmula-1 Ayrton Senna deixa saudades aos brasileiros e aos amantes das corridas.

O ídolo da Fórmula-1, falecido em primeiro de maio de 1994 na Itália, trouxe para o Brasil muitas alegrias nas manhãs de domingo.

Aficionado pela velocidade, o piloto teve a oportunidade de voar com a Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo de uma aeronave de caça Dassault Mirage IIID do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

O DASSAULT MIRAGE III-DBR é um avião supersônico, asa em formato de delta, com capacidade para dois tripulantes, destinado a missões de treinamento, interceptação, reconhecimento, combate aéreo, bombardeio e ataque ao solo.

Voou pela primeira vez em 1959, sendo produzido sob licença na Austrália e na Suíça. O “Mirage”, primeiro avião supersônico operado pela Força Aérea Brasileira, atuou na defesa do espaço aéreo brasileiro, realizando interceptações e uma variada gama de missões, de 1972 a 2005.

O coronel-aviador Alberto de Paiva Côrtes, hoje militar da reserva, foi o comandante do voo de Ayrton Senna em Anápolis (1989). “Eu quero sentir a velocidade”, conta o militar sobre o pedido do ídolo das corridas antes do voo. Clique para ouvir a entrevista.

Esse voo completará 30 anos em 2019.

A dupla voou o Mirage IIID bliplace matrícula FAB 4904, atualmente preservado no acervo do Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro.

O exemplar em exposição realizou um voo com o Campeão Mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva em 29 de abril de 1989.

Desativado em 2005, foi incorporado ao Museu Aeroespacial em 04 de agosto de 2011.

Uma réplica com a mesma pintura (FAB 4908) está no Museu Asas de Um Sonho, da extinta companhia Aérea TAM.

Esse é outro Mirage IIID biplace desativado pela FAB que recebeu a mesma pintura comemorativa, mas não é o avião original que realizou o voo, este encontra-se preservado no Museu Aeroespacial (RJ).

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma das mais avançadas tecnologias de imageamento por satélite. Isso será...

A IACIT fortaleceu sua posição no mercado ao estabelecer uma colaboração estratégica com a Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales, e a Meteomatics,...

A MBDA assinou uma emenda contratual com a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) para aumentar as capacidades técnicas...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

Comentários

DISPONÍVEL