No início da tarde de ontem, 22 de novembro, o helicóptero Sikorsky UH-60M Black Hawk EB3005, que recebeu a denominação de HM-2A no Exército Brasileiro (EB), pousou no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP).
Esta aeronave, a primeira de 12, chegou na manhã desta quinta-feira, 20 de novembro, em Guarulhos (SP), já possuindo as marcações de baixa visibilidades do EB e destinam-se destinam a substituir os antigos UH-60L Black Hawk (HM-2) e AS532UE Cougar (HM-3).
Ainda não foi definido para qual Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) irá operá-lo.
Respostas de 20
Que pena que nao fizeram nova compra de Caracals para a Helibras. A compra dos BHs não deu um parafuso sequer em off-set.
São categorias distintas.
Tudo bem, escolham o Cougar ou outro produto de uma empresa com intenção de produzir no Brasil, então. Este era o ponto do argumento, mas agradeço pela respeitosa correção
E a indústria nacional? Nada? Melhor fazer parcerias com Israel, Índia e Turquia, com transferência tecnologia, valorizando o nacional , e os engenheiros, técnicos e outros profissionais altamente qualificados!
Quem opera conhece o dia a dia, as facilidades e dificuldades de cada equipamento. O H225M ainda não tem uma solução completa e definitiva para o problema das MGB. A solução adotada pela Airbus amenizou, mas não acabou totalmente com o problema. Já o Black Hawk opera sob qualquer condição e situação prevista no manual, sem restrições de qualquer tipo. Se a Airbus, então Eurocopter, tivesse pegado toda a tecnologia e sistemas que usou no H225M e colocado em novas células de Cougar, não teria problema algum. O problema é que o H225M é um Frankenstein, que tem um pouco de cada um e inventaram de usar uma nova MGB por conta dos motores mais potentes. Erraram a mão. Super Puma e Cougar são ótimos helicópteros. Tivessem construído novos, usando todos os sistemas aviônicos e sensores do H225M, mas mantendo os modelos de motores e transmissão dos modelos originais (Cougar/Super Puma), seria excelente.
O mais triste e curioso é que existem diversos países cegos, pois não enxergam esse problema com os H-225, e continuam comprando exemplares dele: Hungria (12 unidades), Indonésia (16), Iraque (12), Kuwait (33), Malásia (12), Marrocos (10), México (15), Países Baixos (12), Singapura (13), Tanzânia (2) e Tailândia (12).
O que cada um desses países escolheu ou deixou de escolher depende do que eles querem do equipamento, das negociações feitas e dos contratos, que muitas vezes não sabemos o que incluem.
Os problemas da MGB deste modelo é sobejamente conhecida e descrita. Pergunte para o pessoal da manutenção das Forças … mas, tem que ser para alguém que tu conheça e que confie em ti … daí te darão as respostas sinceras, sem aquela resposta padrão dada para o público externo.
Entretanto, os fatos mostram que a FAB perdeu 20% dos 16 aparelhos novos comprados, detalhe, sem qualquer explicação sobre e a boca pequena, enquanto TODOS os H225M voam nas três forças.
Ou a FAB não sabe operar corretamente, ou existe algum problema que não é falado, para não pegar mal….
Salve senhores camaradas do Tecnodefesa.
Camarada WGoes, 20% seriam 3 aparelhos. Até o presente o mais recente incidente de indisponibilidade do H225M foi o FAB que realizou pouso forçado em praia no RN em 18 de outubro 2025. Cinco dias depois voltou às operações alçando voo do local. Não houve um sinistro com perda de H225M de qualquer uma das 3 forças…
O governo atual está comprando pela “bagatela de quase 1 bilhão de dólares míseras 12 unidades do Black Hawk, que todos sabemos vem cheios de restrições de tudo que é tipo.
Mas os militares parecem não se importar com isso, a bem da verdade. Tanto que há muitos planos para mais BH no futuro.
Quantos H225M seria possível comprar com esta verba para os Black Hawk e manter a linha de montagem aberta em Minas Gerais, com emprego, renda e impostos ficando por aqui mesmo.
Enfim, em termos de comparação, cada helo tem as suas qualidades e limitações. Ambos oferecem vantagens onde o outro se apresenta mais limitado, e vice e versa. E assim vamos.
Verdade seja dita, o H225M está aí há quase vinte anos, com todos os atrasos do mundo no programa, mas tem-se mostrado ser um helo adequado ao emprego nas forças armadas, que o utilizam sem maiores problemas, a não ser aqueles de praxe que todo equipamento possui, indiferente o fornecedor.
Se o camarada puder nos relatar os acidentes com perdas (perdas é inoperabilidade total e permanente do aparelho, apenas para te esclarecer, talvez esteja aí o teu equivoco), por favor nos apresente aqui. Pois eu busquei em todas as fontes da FFAA e da HELIBRÁS e nada foi encontrado.
Sgtº Moreno
Ele faz referência aos H-60L Black Hawk da FAB.
“Não houve um sinistro com perda de H225M de qualquer uma das 3 forças…”
Houve, sim. Um UH-15 da MB caiu, com perda total, em 2023, durante treinamento em Formosa.
“O governo atual está comprando pela “bagatela de quase 1 bilhão de dólares míseras 12 unidades do Black Hawk, que todos sabemos vem cheios de restrições de tudo que é tipo.”
De onde você tirou esse valor? O contrato é de 451 milhões de dólares e envolve 12 aeronaves completas, 10 motores extras, treinamento, ferramental e suporte e metralhadoras Minigun.
“…um helo adequado ao emprego nas forças armadas, que o utilizam sem maiores problemas, a não ser aqueles de praxe que todo equipamento possui, indiferente o fornecedor.”
Sem grandes problemas? Ter que voar e operar e ir cuidando o filtro do óleo da MGB, para ver se tem presença de limalha?
“The State Department has made a determination approving a possible Foreign Military Sale to the Government of Brazil of UH-60M Black Hawk Helicopters and related elements of logistics and program support for an estimated cost up to $950 million, which includes initial acquisition of $450 million in Major Defense Equipment, and up to $500 million in other equipment and services. The Defense Security Cooperation Agency delivered the required certification notifying Congress of this possible sale today“.
Fonte: DCSA / USA
Ou seja, US$451 MI é referente ao custo de aquisição das 12 aeronaves, mais cerca de US$500 MI para equipamentos (como armamentos, sistemas de comunicação, visão noturna, etc…) e serviços (suporte logístico).
Todos H225M? E o da MB que caiu em Formosa uns 2 anos atrás, com perda total? E o outro, da FAB, que fez pouso forçado em uma praia pouco tempo atrás? Tu sabes qual a taxa de cumprimento de missão dessas aeronaves?
As perdas de 3 H-60L foram por fadiga estrutural, em células que operaram toda a vida operacional, de praticamente 20 anos, em ambiente amazônico.
já é difícil justificar ao Congresso qualquer investimento em defesa… aí quando se faz uma compra dessas para gerar emprego para os outros… aí complica de vez… Não precisa ser “o melhor” produto, mas gerar receita e empregos para o país.Isso é música aos ouvidos dos parlamentares..
infelizmente a aquisição não representa aumento de capacidade, mas sim troca por meios modernos e atualizados com cadeia logística atuante, mas o EB precisa aumentar sua capacidade aeromovel com mais unidades para aumentar a disponibilidade de meios aéreos em apoio às tropas de infantaria, a aquisição de aeronaves mais pesadas deveria ser considerada tais como os CHINOOKS pela sua alta capacidade de carga para atender a 12 Brig. e as Brigadas de infantaria de selva. mas para todos os efeitos os novos HM2A são uma excelente escolha, que venham mais!
Bastos, com relação ao seu comentário sobre os valores de 451 e 500 milhões de dólares, coloco o seguinte:
São 12 helicópteros, os 24 motores dos mesmos, 10 motores sobressalentes e mais alguns equipamentos básicos (navegação por GPS e rádios), totalizando 450 milhões de dólares nos chamados MDE (Major Defense Equipment – equipamento principal de defesa).
Todo o resto que é listado como não sendo MDE / equipamento principal de defesa (non-MDE no original em inglês) totaliza 500 milhões.
Em resumo, são 450 milhões por 12 helicópteros com motores instalados e 10 motores sobressalentes.
Sendo assim, esses 500 milhões de dólares podem ser exercidos, ou não, conforme o EB desejar e diluídos pelo tempo e quantidades de itens, produtos, peças e serviços que forem contratados.
Parabéns, foi contratado como advogado e garoto propaganda da Sikorsky Aircraft Corporation.
Sgt Moreno
Nota:
Obrigado Santamarinense, por me atualizar sobre o sinistro com perda total do aparelho da MB em Formosa. Espero que não tenha havido perdas humanas.
O aparelho da FAB em Natal, voltou a operacionalidade cinco dias depois do pouso forçado por limalha (falha grave mas não posso afirmar como recorrente).
Sobre a taxa de cumprimento de missões dos H225M e até dos BH 60 eu não faço ideia. Você pode compartilhar conosco para uma avaliação superficial?
Grato
Não sou advogado nem profissional de publicodade, só partilho informações e troco ideias.
Tenho restrições quanto ao H225M, pelo que já expus, mas os antecessores dele, Cougar e Super Puma, são excelentes aeronaves.
O acidente com o UH-15 da MB em Formosa, em 2023, resultou na morte de 2 militares e 12 feridos.
Salve camarada Santamarinense, inicialmente obrigado pelo retorno.
Lamento profundamente a perda de dois valorosos guerreiros e o trauma em seus familiares e amigos.
O mesmo se aplica aos demais 12 guerreiros que espero que tenha obtido uma boa recuperação, física, psicológica.
NOTA:
Você sabe que não quis ser abagualado contigo quando disse pra ti “advogado e marqueteiro”, somos camaradas de caserna, vou apenas para quebrar o gelo e deixar o “Kaol” da caserna descer mais macio.
Sgtº Moreno