A Fase 3 da instalação do Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha (SISDAC), também conhecido como Sistema Gênesis, no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) chega à sua etapa final.
Essa fase foi marcada pela realização dos testes de aceitação de parte dos equipamentos, conforme previsto no plano de trabalho estabelecido no Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado, em dezembro de 2024, entre o Exército Brasileiro e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).


Para acompanhar as atividades, estiveram presentes representantes do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx), dos Comandos de Artilharia Divisionária da 1ª e da 5ª Divisões de Exército (Cmdo AD/1 e Cmdo AD/5), da Diretoria de Fabricação e da própria IMBEL. A ação contou ainda com o apoio do Comando Militar do Sul (CMS), da 5ª Divisão de Exército, da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) e da AD/5.
Durante a fase, foi confirmado o planejamento do tiro de integração do radar ao SISDAC, previsto inicialmente para o dia 12 de novembro, envolvendo 16 peças de artilharia e sob a coordenação da AD/5 e do 5º GAC AP. Também foram executados os testes de aceitação dos terminais de cada posto (oficial avaliador, oficial de ligação, oficial de reconhecimento, comandante da linha de fogo, central de tiro e peça), além da verificação da transmissão e do fluxo de mensagens e comandos de tiro digitais no sistema, com o acompanhamento técnico da FMCE/IMBEL e da empresa SIGMA DELTA.


O término da instalação do SISDAC está previsto para ocorrer entre os dias 10 e 14 de novembro, quando será realizado o tiro de integração do radar de medição de velocidade inicial da viatura ao sistema.
Com essa etapa, a Artilharia de campanha do Exército Brasileiro consolida sua entrada definitiva na era digital, reforçando o compromisso institucional com a modernização e a integração tecnológica das suas capacidades operacionais.

Fonte: Escritório de Projetos do Exército