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O segundo Centauro II já está no Brasil

Na tarde de hoje, 02 de setembro, desembarcou no Porto do Rio de Janeiro o segundo exemplar da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR. Este veio no cargueiro ASG Anna Vovchuk, de bandeira palauana, que saiu do Porto de La Spezia (Itália), em 06 de agosto, e fez uma escala no Porto de Las Palmas, nas lhas Canárias, no dia 14.

ASG Anna Vovchuk

Como ocorreu com a primeira viatura, que chegou ao Brasil no dia 17 de agosto, a previsão é que os desembaraços alfandegários sejam rapidamente concluídos e esta seja enviada para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) na próxima quarta-feira, iniciando os trabalhos de avaliação técnica já esta semana. No período de 09 a 13 de outubro, está previsto seu envio, por via terrestre, para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), para iniciar os testes operacionais finais.

A VBC Cav 8X8 Centauro II BR, adquiridas no Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), é a mais moderna viatura de combate de toda a América Latina e sua entrada em operação elevará o nível de toda a Cavalaria do Exército Brasileiro.

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VBC Cav – Centauro II, o novo blindado do Exército

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Respostas de 13

  1. Me encho de orgulho quando vejo as forças armadas investirem em tecnologia, mais ver a nossa marinha com um porta aviões moderno com propulsão nuclear sendo que já domina a tecnologia de enriquecer urânio e tendo a segunda maior reserva, a força aérea com uma frota de caças modernos de quinta geração, o nosso exército com um moderno escudo 🛡 aéreo como o domo de ferro de Israel, em fim não estou sonhando porque somos capazes

  2. Excelente. Agora que modernizaram a tropa, está na hora de parar de comprar máquina italiana e investir em construir máquinas brasileiras, jipes brasileiros, carros brasileiros, tanques brasileiros, helicópteros com motores brasileiros, aviões brasileiros, etc.
    Motores WEG, jipes Agrale, carros CAB Motors, carrocerias Marcopolo, ônibus de transporte de tropa Mascarello, microônibus Neobus, aviões Seamax Aircraft, drones Stella Tecnologia, balões de vigilância Airship do Brasil, armas BOITO, armas de treinamento Condor Tecnologias e Rossi Airguns, e claro, investir em tanques Avibras.

  3. 2 plataformas ideais seriam o K2 BLACK PANTHER (MBT) e AS21 Redback (IFV) ,ambos sul coreanos, o que garante alta comunalidade, sendo o único fator negativo o peso do k2 que excede 5 toneladas, mas creio que seria possível reverter esse fator no projeto…

  4. Os veículos neste momento vem “pelados” e ainda serão instalados diversos sistemas próprios que não poderiam vir com o mesmo durante o transporte.
    Ainda falta definir se a Remax IV será integrada ou não, e quais dos sistemas que a versão italiana possui serão integrados ou não na brasileira, como o sistema anti drone e outros.
    Por enquanto o que se precisa agora é testar e avaliar ambos os veículos e certificar os mesmos como atendendo todos os requisitos do EB. Isto feito, parte-se para o contrato, que com alguma sorte será assinado ainda este ano em dezembro, e depois, senta na rede e embala, pois vão será menos de uma dezena entregues por ano nos próximos dez anos.

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