O primeiro Lynx é entregue à Itália para testes

No ultimo dia de 2024, 31 de dezembro, um exemplar da viatura blindada de combate de Fuzileiros (VBC Fuz) Lynx KF-41 foi entregue ao Centro Polifunzionale di Sperimentazione (CEPOLISPE), do Exército Italiano (EI), em Montelibretti (Roma).

A viatura, primeiro fruto da Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), uma parceria entre a italiana Leonardo SpA e a alemã Rheinmetall AG, será utilizado para atividades preliminares de verificação, teste e avaliação técnica dento do programa Armoured Infantry Combat System (AICS), onde engenheiros de testes do EI serão responsáveis ​​pelas atividades de familiarização e realizarão uma série de avaliações para testar a mobilidade, proteção, poder de fogo e interoperabilidade do veículo com os sistemas de combate em operação.

O Lynx, projetado pela Rheinmetall, é um dos veículos mais modernos de sua categoria, caracterizado-se por um design modular e versátil, que lhe permite desempenhar diversas funções, tais como carro de combate médio (“medium main battle tank” – MMBT), veículo de combate de infantaria (“infantry fighting vehicle” – IFV), transporte de tropas (“armoured personnel carrier” – APC), posto de comando, ambulância e outras.

Já está em operação no Exército da Hungria, e em breve na Ucrânia, e está em avaliação e/ou participando de concorrências na Itália, Grécia, Polônia, Romênia e Estados Unidos da América (em um dos programas para substituir os M2/M3 Bradley), além de ser um forte candidato para o programa VBC Fuz/VBC CC futuro do Exército Brasileiro.

Na Eurosatory 2024 foi apresentado o MMBT Lynx 120 com torre HITFACT® MkII, a mesma que equipa os Centauro II (Foto: Leonardo)

COMPARTILHE

Respostas de 7

  1. Bom dia,o Paulo tu acha que essa tendência do exército Brasileiro em adquirir equipamentos Italianos vai levar eles a escolher o lynx ou o vc 90 tem mais chance?

      1. Bastos, por citar os italianos e veículos deles envolvidos diretamente com o Brasil, não temos nenhuma data prevista para a assinatura de contrato do Centauro II? Era previsto para final deste ano e, até o momento, não temos nenhuma notícia sobre. Triste.

    1. eu só fico pensando na pedra. tem uma pedra no meio do caminho, Alemanha…
      eles tentaram dificultar e prejudicar o Brasil em 2 ocasiões.

  2. Da categoria MMBT, o Lynx 120 é meu favorito!
    Se não me engano ele fica na faixa das 45 toneladas.
    Gostaria que a Rheinmetall cedesse uma unidade para o EB testar!

  3. Apenas questão de opinião, visto que não sou profissional da área e muito menos alguém com mínimo poder decisório que seja, mas a minha dupla preferida de VBC Fuz/VBC CC para o EB são o Lynx e o Panther.

  4. Em termos de qualidade essa dupla é imbatível.
    O problema é o preço.
    Acho que a Rheinmetall não participará, pois deve considerar muito improvável sua vitória, já que preço é um componente muito importante para o EB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *