O primeiro Leonardo AW101 Commando Merlin é entregue em Yeovilton

  • A Leonardo entregará dez dos 25 AW101 Commando Merlin previstos até o final de 2018 sob a Fase 2 do Merlin Life Sustainability Program (MLSP)

Yeovilton, 25 de maio de 2018 – Guto Bebb MP, Ministro de Compras de Defesa, anunciou a entrega do primeiro helicóptero AW101 Commando Merlin Mk4 durante uma cerimônia realizada na Royal Air Air Station Yeovilton.

O evento representa um marco importante para o contrato Merlin Life Sustaining Program (MLSP) da Leonardo, que compreende a entrega de 25 helicópteros Merlin da Royal Air Force convertidos para helicópteros Commando Merlin (totalmente marinados), para uso pelo Commando Helicopter Force do Reino Unido.

Air Vice Marshal Graham Russell, Director Helicopters, DE&S; Guto Bebb MP, Minister for Defence Procurement; Geoff Munday, MD Leonardo Helicopters UK; Col Lenny Brown , CO Commando Helicopter Force.

Geoff Munday, diretor administrativo da Leonardo Helicopters no Reino Unido, disse na cerimônia “A entrega do primeiro Commando Merlin marca quatro anos de esforços de design, desenvolvimento e fabricação de Leonardo aqui no Reino Unido. O resultado é o helicóptero de suporte anfíbio mais avançado e capaz do mundo, que pode voar mais rápido, mais longe e transportar muito mais do que o Commando Sea King, que agora está aposentado, oferecendo uma capacidade bastante aprimorada para o Commando Helicopter Force.”

Os helicópteros Commando Merlin Mk4 / 4A são otimizados para operarem embarcados e podem “dobrar” a cauda e “pentear” as pás do rotor principal, além de oferecer recursos aprimorados de segurança na cabine.

As aeronaves também estão equipadas com o mesmo cockpit de tecnologia avançada desenvolvido pela Leonardo para as aeronaves Merlin Mk2 da Royal Navy, dando à frota Merlin do Reino Unido um cockpit comum com cinco unidades de 10 ”x 8” integradas, duas unidades touch screen para controlar os sistemas da aeronave e equipamentos de missão, bem como dois dispositivos cursores trackball para controlar as exibições táticas, posto do TACCO (TACtical COordinator).

Os especialistas em guerra eletrônica da Leonardo em Luton também atualizaram o sistema de autoproteção DAS (Defensive Aids System), integrando-o a um DAS Controller de última geração, permitindo identificar rapidamente sistemas de armas hostis e iniciar táticas e contramedidas apropriadas.

Introduzindo um nível de automação e integrando a funcionalidade do DAS com as novas unidades de exibição no cockpit dos helicópteros, a carga de trabalho do(s) piloto(s) é muito reduzida.

A Leonardo já fornece suítes de auxílio defensivo em toda a frota de helicópteros das Forças Armadas do Reino Unido e fornece Suporte Operacional de Guerra Eletrônica (EWOS) para todas essas plataformas, permitindo que os sistemas de proteção da frota sejam reprogramados em resposta às mudanças nas condições do campo de batalha.

A aeronave Commando Merlin será totalmente apoiada através do contrato existente de Suporte Operacional Merlin Integrado (IMOS).

Através de uma parceria inovadora da Leonardo e Ministério da Defesa Britânico, esse contrato resultará em maior disponibilidade de aeronaves e redução de custos para os contribuintes do Reino Unido.

A Leonardo também irá fornecer uma gama de dispositivos de treinamento sintético Commando Merlin, incluindo dois FTDs, um treinador de procedimentos de navegação de voo (FNPT) e um treinador de tripulação traseira (RCT).

Os novos Merlins serão entregues durante 2018 e 2019 e ficarão baseados no centro de treinamento dedicado Commando Helicopter Force na RNAS Yeovilton.

Os dispositivos de treinamento permitirão treinar várias aeronaves simultaneamente, conectadas em rede e utilizando a realidade aumentada para melhorar a experiência de treinamento para a tripulação traseira no RCT.

O contrato MLSP, avaliado em £ 388 milhões, foi concedido a Leonardo em janeiro de 2014 pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.

COMPARTILHE