O novo sensor eletro-óptico multifuncional da IAI

0
2674
Foto 3 M-19HD .
O M-19HD foi projetado para integração em diversos tipos de plataformas, incluindo aéreas não tripuladas. (Imagem: IAI)

A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu com sucesso o programa de ensaios em voo do seu novo sensor eletro-óptico multifuncional M-19HD em plataformas aéreas tripuladas e não tripuladas. De acordo com a IAI, potenciais clientes locais e internacionais já manifestaram interesse no inovador produto e negociações estão em andamento.

Segundo a fabricante, o M-19HD é um conjunto eletro-óptico compacto, mas de alta-definição. Possui características multifuncionais, multissensoriais (incorpora até sete tipos de sensores) e multiespectrais. Sua construção modular facilita manutenção e também permite tarefas de vigilância diurnas e noturnas continuas em quaisquer condições meteorológicas, proporcionando notável raio de ação na aquisição de alvos e de objetos de interesse graças aos eficientes sensores, elevada estabilidade e recursos exclusivos para processamento de imagens. O M-19HD proporciona redução da carga de trabalho dos operadores e melhora significativamente a consciência situacional por meio de rastreador automático multimodo de vídeo (AVT). Além disso, também fornece georeferenciamento de precisão pela incorporação de um GPS que funciona conjugado com a unidade de medida inercial (IMU/GPS conforme sigla em inglês).

Shlomo Gold, gerente-geral da divisão de Tamam da IAI, disse que se trata de um sistema ideal para controle de áreas em operações que requerem grande autonomia de voo, como por exemplo, inteligência, vigilância e reconhecimento. “O M-19HD oferece poderosos sensores, alta estabilização e avançados recursos de processamento de imagens, tudo associado a uma capacidade de vigilância por longos períodos de tempo. Seguindo a tradição de criar soluções inovadoras, o novo sistema eletro-óptico da IAI disponibiliza para seus clientes elevado desempenho e uma ótima relação custo/beneficio”, avalia o executivo.

Foi projetado para ser instalado a bordo de plataformas aéreas avançadas, tripuladas ou não, como por exemplo os sistemas aéreos não tripulados de asas fixas Heron-1 e Heron TP, ambos da IAI, ou helicópteros de diversos tipos e funções e até meios flutuantes como lanchas rápidas, entre outros.

Características do M-19HD:

  • Dimensões: largura: 22,6″ (576 mm), altura: 27,3″ (694 mm)
  • Peso: 75 – 85 kg (conforme a configuração)
  • A configuração dos sensores é personalizada de acordo com as necessidades do cliente (até 7 sensores); as opções incluem: 2 câmeras diurnas de alta definição (zoom e localização), 2 câmeras infravermelhas de alta definição (zoom e localização), designador de alvo a laser com mira embutida, medidor de distância a laser, ponteiro laser, iluminador a laser (infravermelho próximo), e câmera com recurso de multiplicação de elétrons e dispositivo de carga acoplada (EMCCD) ou câmera infravermelha de ondas curtas (SWIR)

 

Ivan Plavetz