O Naval Tactical Data Management System (N-TDMS) e a ATECH.

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participou do desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Dados Táticos Navais (N-TDMS), um sistema de missão tático para a versão operacional do helicóptero H225M / H-XBR Super Cougar.

O N-TDMS foi um dos destaques da empresa durante a Exponaval 2018, que aconteceu de 04 a 07 de dezembro em Valparaíso (Chile).

Integrando sensores e capacidades

O N-TDMS é responsável por gerenciar as informações obtidas pelos vários sensores da aeronave e compilar a estrutura tática correspondente, a fim de auxiliar o operador e os pilotos no processo de tomada de decisão.

O N-TDMS também é responsável por integrar os dados dos sensores com o sistema de armas do helicóptero, representado pelo míssil Exocet AM39.

O Programa H-XBR N-TDMS começou em 2012, uma parceria entre a Airbus Defence and Space e a Atech. Por meio da parceria, a Atech foi co-responsável pelo desenvolvimento do software N-TDMS, responsável pelo desenvolvimento de modelos de simulação de sensores e armas e pela realização de testes de avaliação de sistemas.

 

A empresa também conduziu o processo de projeto, desenvolvimento e montagem do console tático instalado na aeronave.

A conformidade do programa exigiu que a Atech criasse um laboratório dedicado para a produção em série do equipamento.

Após a entrega da aeronave à Marinha do Brasil, a Atech continuará envolvida com suporte técnico e manutenção do N-TDMS.

“Com a N-TDMS concluída, a Atech consolida sua posição como um fornecedor experiente no desenvolvimento de sistemas táticos enviados para as Forças Armadas do Brasil”, afirma o diretor de negócios da Atech, Giacomo Staniscia.

 
Missão e combate Arkhe

A Atech é especializada no desenvolvimento e integração de sistemas integrados que podem ser integrados em aeronaves, embarcações e tanques.

As soluções da empresa nesta área fazem parte da família Arkhe Mission & Combat e foram projetadas de forma modular e escalável, integrando sensores e sistemas de plataformas móveis, coletando dados e compartilhando o cenário tático compilado com as outras unidades da Força Tarefa, além de centros fixos de controle.

O Arkhe Mission & Combat é a solução para sistemas a bordo das plataformas do grupo Embraer D & S, integrando armas eletrônicas e sistemas de guerra, optrônica e sensores. A solução também inclui módulos de treinamento e simulação dedicados com o objetivo de torná-la uma alternativa sólida e completa.

Na área de sistemas de bordo, a Atech participou de importantes programas da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB). Além do H-XBR, a empresa está envolvida nos seguintes programas: F-X2, caça Gripen NG, versões E e F; P-3BR, Aeronaves de vigilância marítima; e E99 aeronaves de vigilância aérea.

Uma participação que envolve o desenvolvimento de sistemas de combate, execução e suporte da missão, simulação e treinamento, bem como a construção de consoles táticos e programas de transferência de tecnologia.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE