O Museu Aeroespacial, organização militar da Força Aérea Brasileira, foi atingido, na quarta-feira de cinzas do Carnaval 2018, por uma tempestade tropical que destruiu o dirigível da Airship do Brasil, ancorado naquele aeródromo durante visita ao Rio de Janeiro, e também danificou pesadamente os hangares onde o acervo de aeronaves fica guardado (telhados).
Para realizar as obras de reconstrução e reparos, ocasião em que os pisos dos hangares também estão sendo refeitos em epoxi, foi necessário realocar aeronaves no pátio em frente dos hangares, o espaço onde tradicionalmente acontecem os shows aéreos e portões abertos do MUSAL.
Com a frota histórica alinhada lado a lado, a oportunidade para fotografar o acervo tem atraído dezenas de entusiastas.
Os aeromodelistas da ACA, frequentadores veteranos daquele espaço, registraram o acervo de aviões e helicópteros do MUSAL usando drones munidos de câmeras de alta resolução (voos devidamente autorizados e dentro das normas).
O resultado são imagens fantásticas da história da Aviação Militar Brasileira, em ângulos bem diferentes dos mais convencionais, e com uma luz espetacular.
Tecnologia & Defesa traz aos seus leitores algumas das belíssimas imagens realizadas pelos praticantes de aeromodelismo que frequentam o MUSAL a cada semana.
A Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) foi fundada em 21 de outubro de 1949 e em 1951, o então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), lançou um selo em homenagem a Semana da Asa e, especialmente, ao aeromodelismo, então muito popular no Rio de Janeiro.
A sede da ACA, situada na Avenida Marechal Fontenele, 2000 (MUSEU AEROESPACIAL, MUSAL, Campo dos Afonsos) possui completa infraestrutura para a prática do aeromodelismo, planadores, multi-rotores e helimodelismo.
As instalações incluem uma pista asfaltada com 90 x 12m para glow, com boxes cobertos de 42 x 8m e com grade de proteção; uma pista asfaltada com 70 x 6m para elétricos, com boxes cobertos de 18 x 8m e com grade de proteção; uma pista gramada com 100 x 20m para planadores; tomadas de 12VDC (baterias) nos boxes dos elétricos e glow; estacionamento para sócios mediante identificação; simulador de voo na sede.