O Exército e o suprimento do Eixo Amazônico

A 17ª Base Logística, o 12º Batalhão de Suprimento, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, o Estabelecimento Central de Transportes (ECT) e organizações militares da 17ª  Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizaram, ao longo das ultimas semanas, atividades inerentes à missão de suprimento do Eixo Amazônico do 2º Semestre.

A missão, prevista no Plano Geral de Transportes (PGT) de 2016, consistiu no deslocamento de comboio do ECT para Porto Velho (RO) e no transporte de cargas pelo Rio Madeira.

A complexidade da manobra exigiu envolvimento de diversas organizações militares e contou com um Destacamento Logístico da 12ª Região Militar (12ª RM). Tudo isso teve como objetivo a entrega de diversas classes de suprimento para os quartéis apoiados pela 17ª Bda Inf Sl e os Tiros de Guerra da 12ª RM, mediante a nova sistemática de fornecimento, feita diretamente por militares do 12º Batalhão de Suprimento, evitando, dessa maneira, o fluxo de suprimento para a retaguarda.

A missão consistiu no deslocamento de comboio do ECT para Porto Velho (RO) e no transporte de cargas pelo Rio Madeira. (Imagem: 17ª Bda Inf Sl)
A missão consistiu no deslocamento de comboio do ECT para Porto Velho (RO) e no transporte de cargas pelo Rio Madeira. (Imagem: 17ª Bda Inf Sl)

As Operações Logísticas foram executadas pela 17ª Base Logística, envolvendo coordenação de intermodalidade, operações portuárias e apoio aos militares participantes da missão.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE