O Exército Argentino recebe seu segundo lote de tanques Stryker

Santiago Rivas (*)

O Exército Argentino está recebendo o segundo lote de veículos blindados de transporte de pessoal M1126 Stryker, dos oito inicialmente adquiridos. Os veículos já chegaram por navio ao porto de Zárate, de onde serão transportados para o 601º Batalhão do Arsenal “Esteban de Luca”, em Boulogne-sur-Mer, província de Buenos Aires. Lá, serão preparados para entrega ao 6º Regimento de Infantaria Mecanizada “General Viamonte”, da 10ª Brigada Blindada, integrante da Força de Desdobramento Rápido.

O modelo M1126 pode transportar até nove soldados e está equipado com sistemas de armas que incluem lançadores de granadas e metralhadoras. Sua estação de armas remotamente controlada (RWS) básica pode acomodar uma metralhadora pesada M2QCB de 12,7 mm ou um lançador de granadas automático MK19, ambos atualmente em serviço no Exército Argentino.

O motorista e o artilheiro possuem periscópios que lhes permitem observar os arredores sem se exporem, além de visão térmica para operações em condições de baixa visibilidade.

O Stryker é considerado um veículo robusto, confiável e de fácil manutenção. Seu projeto permite, por exemplo, que o motor e a transmissão sejam removidos e instalados em aproximadamente duas horas, facilitando reparos rápidos em campo.

A integração logística é facilitada pela compatibilidade dos componentes, visto que o Exército já opera caminhões Oshkosh, um modelo que compartilha o mesmo motor Caterpillar C7 (em sua versão de 300 HP), bem como o chassi e os pneus do Stryker. Esse equipamento é familiar às bases logísticas e aos batalhões de arsenal, o que agiliza sua integração ao sistema de manutenção do Exército.

(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *