Concebido em plena guerra fria para tornar-se uma aeronave de transporte militar capaz de entregar/lançar cargas e tropas diretamente atrás das linhas de contato com o inimigo, o Boeing C-17 Globemaster III surgiu como um projeto da McDonnell Douglas situado entre o monstruoso C-5 Galaxy e os mais convencionais KC-10 Extender/KC-135/C-141, para citar somente jatos militares de transporte operados pelos norte-americanos.
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Capaz de transportar até 80 toneladas, esse avião pode levar com segurança um carro de combate M-1 Abrams, munição, sua tripulação e algum equipamento de apoio a distâncias superiores aos 6.000 km (com reabastecimento em voo).
Seus sistema de trens de pousos flutuantes (pressão dos pneus reguláveis em voo), distribui o peso em qualquer tipo de superfície semi-preparada (terra, neve compactada, cascalho, pisos de campanha adaptados pela engenharia, etc).
Os implementos de engenharia a bordo podem ser resumidos nas palavras clicar/girar/travar/embutir, roll-on e roll-off, amarrar/peiar/travar/, etc.
Qualquer íten tático do arsenal das Forças Armadas Norte-Americanas (homologado para lançamento pelo ar) pode ser despachado, de lanchas de ataque rápidas usadas por Forças Especiais até unidades inteiras de uma divisão de infantaria para-quedista (Airborne), incluindo aí seus suprimentos e equipamentos “leves”.
Com quase trinta anos em serviço para os exemplares mais antigos, o C-17 Globemaster III foi produzido entre os anos de 1991 a 2015, sendo os últimos entregues destinados ao mercado de exportação (Reino Unido, Austrália, Canadá, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Índia e Kuwait).
O compartimento de carga desse avião possui comprimento de 20,78 metros. O comprimento da rampa é de 6,52 metros e pode suportar um peso de até 18,144 toneladas (carregamento/descarregamento).
A largura utilizável do compartimento de carga é de 5,49 metros e a altura é de 4 metros e meio, depois das asas. Antes das asas, a altura é de 3,76 metros.
A aviônica do Boeing C-17 Globemaster III trabalha com quádrupla redundância (se um dos sistemas falhar, há outros três trabalhando). O equipamento de navegação é digital, assim como muito outros componentes da aeronave.
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FICHA TÉCNICA:
- Tripulação: 3 – 2 pilotos e um oficial de carga
- Capacidade: 102 paraquedistas ou
134 soldados com assentos paletizados e assentos de parede ou
54 assentos de parede (mais 13 paletes de carga) somente ou
36 macas e 54 pacientes ambulatoriais e enfermeiros e médicos ou
Carga, de um M1 Abrams, três M1126 Stryker ou seis M1117
77 519 kg (171 000 lb) de carga distribuída ou misturada com veículos - Comprimento: 53 m (170 ft)
- Envergadura: 51,75 m (170 ft)
- Altura: 16,8 m (55 ft)
- Área alar: 353 m² (3 800 ft²)
- Peso vazio: 128 100 kg (282 000 lb)
- Peso de decolagem: 265 350 kg (585 000 lb)
- Capacidade de combustível: 134 556 l (35 500 US-gal)
- Motorização
- Número de motores: 4x
- Tipo do motor: Turbofan
- Fabricante/modelo: Pratt & Whitney F117-PW-100
- Empuxo por motor: 18 343,2 kgf (40 400 lbf) (180 kN)
- Performance
- Velocidade de cruzeiro (Mach): 0,74 Ma
- Velocidade de cruzeiro (km/h): 830 km/h (516 mph)
- Alcance: 10 390 km (6 460 mi)
- Tecto de serviço: 13 716 m (45 000 ft)
- Carga alar: 750 kg/m² em cada asa
- Pista máx. decolagem (MTOW): 2 316 m (7 600 ft)
- Distância para aterrissagem: 1 060 m (3 480 ft)
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