Novo simulador do Eurofighter em desenvolvimento pela INDRA.

0
1158

A Indra começou os trabalhos de desenvolvimento da nova versão do simulador do Eurofighter que treinará os pilotos de um dos caças mais avançados do mundo. O sistema estará pronto para sua entrega no fim de 2019.

O novo simulador incorporará todas as melhorias com as quais reforçou as capacidades da aeronave, sobretudo as relacionadas com o radar, sistemas de defesa eletrônica e aviação de última geração. O sistema no qual a Indra está trabalhando será, portanto, o único capaz de oferecer um treinamento de nível máximo aos pilotos, ao replicar com total realismo a configuração atual do Eurofighter.

A Indra destaca neste projeto o estabelecimento de soluções de última geração para os sistemas de planejamento de missões, posição de instrução e de de-briefing dos exercícios, proporcionando uma interface homem-máquina comum, que permite planejar, monitorar e controlar o entorno tático e todos os aspectos relacionados com a reação do piloto em um entorno de missões em rede de alta complexidade. O simulador incorporará, além disso, nesta versão, a nova tecnologia de alta fidelidade, que aumenta a qualidade com a qual são recriados os cenários no visual do sistema.

O desenvolvimento do novo simulador é estabelecido dentro do acordo de colaboração alcançado entre os Ministérios de Defesa da Espanha e Alemanha para realizar a evolução do Sistema de Treinamento Sintético e Simuladores do voo do Eurofighter, denominado PSTS (Pilot Synthetic Training System). Com o início do programa, as indústrias espanhola e alemã passaram a liderar o desenvolvimento dos sistemas de treinamento da nova geração de plataforma.

Do lado espanhol, a Indra lidera o desenvolvimento do sistema com uma contribuição de destaque em relação à carga de trabalho e tecnologia. Este projeto coloca a Indra como uma das empresas que abrirá caminho para o desenvolvimento dos sistemas de simulação no futuro. A companhia garante que poderá apresentar a todos os seus clientes as tecnologias no estado da arte de simulação.

A Indra é uma empresa líder no mercado global da simulação, tanto no âmbito militar quanto no civil, já tendo entregue mais de 200 simuladores para mais de 50 clientes em todo o mundo, entre os quais se encontram os principais fabricantes de aeronaves. Em 2015, a Indra realizou a entrega do Full Flight Simulator (FFS) H225 para o Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras, no Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro, com  o objetivo de capacitar operadores dos helicópteros H225 e H225M através de simulações de missões reais desempenhadas por esses modelos.

Este projeto dá continuidade, por outro lado, ao papel de liderança que a Indra sempre fez no desenvolvimento do simulador da Eurofighter. A companhia dirigiu, desde sua origem, a sociedade mista Eurofighter Simulation Systems GmbH (ESS) e teve a responsabilidade pela coordenação de todos os trabalhos de desenvolvimento das primeiras versões do simulador da aeronave. Também desenvolveu algumas das funcionalidades-chave do sistema como a posição do instrutor do simulador e o desenho da aeronave alternativa, elemento que simula o comportamento de outras aeronaves, com as quais o piloto interage nos exercícios.

Um primeiro simulador para o Eurofighter

Simulador irá incorporar últimos avanços do caça europeu e será o único capaz de cobrir as necessidades de treinamento dos países que contam com seus serviços.

Paralelamente, o Ministério da Defesa Espanhol concedeu à Indra o contrato de desenvolvimento de dois simuladores de treinamento básico PTT (Part Task Trainer) para o Eurofighter, que proporcionaram treinamento inicial e também irá incorporar os últimos padrões do avião.

Trata-se de um sistema que a Indra desenvolverá de forma exclusiva para as Forças Armadas Espanholas. A solução será entregue em dezembro de 2018 e implantar-se-á nas Bases Aéreas de Albacete (Ala 14) e Morón (Ala 11) para facilitar aos pilotos um treinamento básico inicial. Terão, assim, contato com os comandos da aeronave, desde o primeiro momento do seu treinamento e poderão se familiarizar com o uso da nova simbologia militar que o avião emprega.

A modularidade e a flexibilidade que o PTT oferecerá o tornam a solução de simulação escolhida pelo Ministério da Defesa para as campanhas de exportação que lidera fora do nosso território. Entre elas está a que agora mesmo está em operação para a Força Aérea Colombiana (FAC).

Além do seu papel no desenvolvimento do simulador, a Indra é o segundo fornecedor de equipamentos e sistemas de aviação do avião de combate Eurofighter, além de ser a empresa referência em equipamentos de testes, simulação e soluções e manutenção. Sua participação no desenvolvimento da nova versão do simulador contribui, assim, para reforçar seu posicionamento como fornecedor referência no programa Eurofighter e garantirá a participação da companhia nas evoluções da plataforma.