Novo helicóptero ucraniano VV-2 de alta velocidade

0
2465
O VV-2 está na classe de helicópteros leves de ataque. (Imagem: Softex)

O novo helicóptero VV-2 desenvolvido pela empresa Softex Aero realizou recentemente seu voo inaugural. Trata-se de uma aeronave de ataque e escolta, com cockpit em tandem para dois tripulantes. De acordo com a Softex, o VV-2 segue o mesmo conceito dos helicópteros AH-64 Apache da Boeing e Tiger da Airbus Helicopters.

O peso máximo de decolagem do VV-2 é de 1.100 Kg, que o coloca na categoria de helicópteros leves de ataque. Medindo apenas 8 metros de comprimento, dois metros de altura e dotado de um rotor principal de quatro pás com 8,5 metros de diâmetro, o VV-2 é proporcionalmente quase metade do Apache. As pás do rotor principal são construídas com matérias compostos (ou compósitos).

O VV-2 é impulsionado por um motor turbo-eixo TS100 ZA fabricado pela tcheca PBS Velká Bíteš, capaz de desenvolver potencia de 190 Hp durante voo de cruzeiro e até 245Hp durante decolagens rápidas. O helicóptero foi projetado para manter velocidade de cruzeiro de 240 Km/h e subir 9 metros por segundo. O alcance do VV-2 é de 500 Km e o teto de serviço é da ordem de 4.000 metros.

De acordo com a Softex, uma variante não tripulada está sendo considerada, podendo ser empregada em missões ISR (Inteligência, reconhecimento e vigilância) e combate armado.

Ivan Plavetz
Fonte: Flipboard.com