Novo Aermacchi M-345 voa pela primeira vez

0
2943

O grupo italiano Leonardo-Finmeccanica anunciou que o protótipo do novo jato de treinamento básico de dois assentos Aermacchi M-345HET (High Efficiency Trainer) completou com sucesso o voo inaugural. A aeronave decolou do aeródromo de Venegono Superiore, em Varese, na Itália, pilotado por Quirino Bucci e Giacomo Iannelli, ambos da Divisão de Aeronaves da Leonardo.

Quirino Bucci disse que durante o voo de 30 minutos a aeronave comportou-se com perfeição correspondendo às expectativas do projeto, ao mesmo tempo que demonstrou excelente performance. Particularmente, o motor exibiu boa capacidade ao responder às mudanças de regime de funcionamento, característica fundamental quando se trata de uma aeronave de treinamento básico.

De acordo com a Leonardo-Finmeccanica, o M-345 representa a última geração da companhia destinada ao treinamento de pilotos e possui características para equipar  Forças Aéreas com uma solução graças à redução de custos de aquisição e do ciclo de vida útil em comparação aos turboélices de treinamento.

Conforme a fabricante, a previsão é para que a campanha de ensaios seja concluída em 2017. As próximas etapas incluem testes detalhados dos sistemas avionicos e do motor, expansão do envelope de voo, envolvendo altitude, velocidade e manobrabilidade.

 

 

Ivan Plavetz