NOVAER/Calidus exibem duas aeronaves no Dubai Air Show 2017

0
2597
Na semana corrente, a NOVAER confirmou a surpreendente presença do T-Xc SOVI na feira em Dubai, na exibição estática, ao lado do B-250 Bader.

O Dubai Air Show 2017 (12 a 16 de novembro) receberá durante cinco dias, entre dezenas de outros expositores de todo o mundo, a Calidus.

Essa empresa local, associada a brasileira NOVAER, exibirá duas sofisticadas aeronaves de emprego militar, o treinador primário/básico/avançado T-Xc SOVI, lançado em 2013 (1º voo em 2015), e o novíssimo B-250 Bader, um avião de ataque leve, biplace, armado com metralhadoras nas asas e dotado de oito pontos para fixação de uma ampla gama de armamentos, incluindo bombas e mísseis inteligentes.

Sediada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, a NOVAER vem desenvolvendo o B-250 Bader envolto em grande segredo.

A reportagem tomou conhecimento da aeronave quando do giro de motor do 1º protótipo, no final de junho último. Segundo consta, esse protótipo deverá ser exibido estaticamente pelas duas empresas durante o Dubai AIr Show 2017.

Na semana corrente, a NOVAER confirmou a surpreendente presença do T-Xc SOVI na feira em Dubai, na exibição estática, ao lado do B-250 Bader. Havia uma certa curiosidade em como esses aviões seriam transportados até os Emirados Àrabes Unidos.

Coincidentemente, chegou hoje ao Brasil (26 de outubro) um cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Emirados Àrabes Unidos, tendo como aeroporto de destino… São José dos Campos.

É perfeitamente factível o embarque e transporte destes dois aviões, o B-250 Bader e o T-Xc SOVI, (com as asas removidas) pelo C-17 dos EAU.

Chamou a atenção do autor o fato do T-Xc SOVI ser incluído no portifólio de produtos da Calidus/NOVAER como parte de um pacote tecnológico onde este responderá pela formação e  treinamento de pilotos militares, e o B-250 Bader atenderá o emprego em missões de ataque leve (CAS) e contra insurgência (COIN).