Portais de internet da China divulgaram imagens aparentemente correspondentes ao segundo protótipo do avião de combate stealth de 5ª geração FC-31 Gyrfalcon, desenvolvido pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) e produzido pela sua subsidiária Shenyang Aircraft Corporation.
As imagens mostram algumas diferenças com relação à configuração do primeiro protótipo incluindo estabilizadores verticais de cauda enflechados. O J-31 (primeiro protótipo) apresentava as mesmas superfícies aerodinâmicas em formato de triângulo com “pontas cortadas”.
Imagens de vídeo sugerem que o FC-31 está equipado com motores no smoke, ou seja, não emitem fumaça. As exibições do J-31 durante o Show Aéreo de Zhuhai de 2014 revelaram a típica emissão de fumaça escura dos motores Klimov RD-93, o mesmo usado no monomotor JF-17 da Chengdu Aerospace Corporation.
O status de desenvolvimento do FC-31 ainda não está claro. O antecessor J-31 não foi exibido durante o Show Aéreo de Zhuhai deste ano, entretanto, um modelo em escala 1:1 foi exposto e apresentou uma avançada concepção da aviônica do cockpit, incluindo manche lateral, visor de cabeça erguida (HUD, conforme sigla em inglês) convencional e uma grande tela digital multifuncional com sensibilidade touch screen.
A AVIC realizou um briefing surpresa para a imprensa sobre o FC-31 durante o Dubai Air Show de 2015, e que inicialmente parecia ser um pedido de apoio financeiro. A organização chinesa não realizou nenhum briefing de mídia relacionado ao FC-31 durante o Show Aéreo de Zhuhai deste ano, e funcionários da AVIC se recusaram a prestar informações sobre a aeronave.
Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global