Nova eletrônica para blindados Leopard II da Suécia

0
3219
Em 1998, 122 Stridsvagn foram produzidos para o Exército da Suécia. (Imagem: Exército da Suécia)

A Saab recebeu uma encomenda da alemã Krauss-Maffei Wegmann Gmbh (KMW) para desenvolver nova eletrônica embarcada destinada aos carros de combate Leopard 2 da Suécia. Avaliado em aproximadamente SEK130 milhões (US$ 15,33 milhões), o contrato prevê que as entregas sejam realizadas entre 2018 e 2020.

A KMW é a principal fornecedora da Administração de Material de Defesa da Suécia correspondente ao Leopard 2, que recebeu a designação local Stridsvagn 122.

A encomenda inclui projeto e desenvolvimento da eletrônica do veículo, produção e entrega das unidades e da cablagem, além de treinamento e documentação técnica. O negócio também prevê a preparação dos Leopard 2 para integração no Sistema de Gerenciamento do Batalhão de Combate da Suécia.

(Imagem: Exército da Suécia)
(Imagem: Exército da Suécia)

Jonas Hjelm, executivo da área de suporte e serviços da Saab, disse que o pedido confirma que a companhia é um fornecedor de longo prazo no campo da eletrônica de veículos de combate. Hjelm destacou a importância de ter esse modelo de carro de combate integrado dentro do Sistema de Gerenciamento de Batalhão de Combate da Suécia. A encomenda reforça o papel da Saab como fornecedor para o Sistema de Gerenciamento de Batalhão de Combate, parceiro do Exército da Suécia, e da indústria de defesa internacional.

A Saab possui  amplo portfólio de soluções eletrônicas para veículos militares incluindo C4I (Comando, Controle, Comunicações, Computação e Inteligência), vigilância e diagnósticos de funções para Forças Armadas espalhadas ao redor do mundo e para a indústria de defesa internacional.

Ivan Plavetz