MARINHA DO BRASIL
COMANDO EM CHEFE DA ESQUADRA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Niterói-RJ.
Em 08 de setembro de 2018.
A Marinha do Brasil, por meio do Comando em Chefe da Esquadra, informa que, na madrugada deste sábado, 8 de setembro, ocorreu um alagamento na Fragata Niterói (F40), atracada na Base Naval do Rio de Janeiro, decorrente de avaria em rede de água salgada.
O incidente foi prontamente combatido pelo Pessoal de serviço da Fragata, com o apoio de outros navios da Marinha atracados nas proximidades.
A situação foi normalizada, estando o navio com suas condições normais de estabilidade. Não houve acidente de pessoal nem danos ao material.
Nota da redação:
1. Foi usado um recurso de engenharia naval chamado “cofferdam“, uma espécie de caixa estanque conformada as cavernas da estrutura/setor do casco danificado.
Esse aparato “sela” o local e permite bombear a água para fora do navio, recompondo a estanqueidade e devolvendo o navio a normalidade.
2. A fragata Greenhalgh (F46) estar ao lado da Niterói foi apenas uma questão de….vaga. Não coube nenhum papel na contenção da situação a F46,conforme atualização anterior recebida.