NOTA: Esclarecimento sobre o Pantsir

0
2943
Pantsir: controverso sistema já foi ofertado ao Brasil durante o Governo Dilma Rousseff. (Arte de Gino Marcomini capa de T&D).

Nesta quinta-feira, 15, a redação de Tecnologia & Defesa foi procurada pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Ministério da Defesa, a respeito da nota veiculada no site da revista sobre um possível cancelamento das negociações entre os governos do Brasil e da Rússia envolvendo a compra do sistema de defesa antiaérea móvel Pantsir.

Segundo o que foi informado pela ASCOM o processo não foi cancelado e os entendimentos prosseguem. O que aconteceu foi apenas um remanejamento de verbas no valor de R$ 1,8 milhão, do montante que estava alocado ao projeto de defesa antiaérea (e contingenciado em virtude da atual situação orçamentária), para cobrir o prolongamento de uma operação de caráter de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), executada pelo Exército Brasileiro no Estado do Mato Grosso do Sul, visando impedir e apaziguar uma ameaça de confronto entre proprietários rurais e indígenas.

A Redação