Northrop Grumman revela novo jato de treinamento avançado

A norte-americana Northrop Grumman exibiu na última semana em Mojave, na Califórnia, um novo jato de treinamento avançado para disputar a competição T-X da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Designado Model 400, conforme registros da Administração Federal de Aviação(FAA) dos Estados Unidos, a aeronave está dotada de um motor GE Aviation F404-102D capaz de desenvolver potencia máxima de 17.200 libras (7.800 Kg).

A também norte-americana Scaled Composites, subsidiária da Northrop Grumman, dedicou-se à prototipagem rápida e realização de testes de voo. Apesar de registada em 16 de Junho de 2015, o projeto foi mantido em segredo por vários meses.

Imagens da aeronave divulgadas no Twitter mostram um avião dotado de uma única e proeminente superfície vertical de cauda e um nariz semelhante ao do veterano T-38 Talon.

A Northrop Grumman é um dos quatro concorrentes do programa T-X que estão trabalhando para substituir os T-38C da USAF, empregados nas etapas de treinamento avançado dos pilotos. A Raytheon está propondo o T100, versão customizada do M346 Master do grupo italiano Leonardo. A Lockheed Martin oferta uma variante modificada do Korea Aerospace/Lockheed  T-50 Golden Eagle impulsionado por um único motor. A Boeing firmou parceria com a Saab para desenvolver uma aeronave cujas características do projeto ainda não foram reveladas.

O design do Model 400 lembra os aviões da família F-5/T-38 da Northrop Grumman. (Imagem: David Kern)
O design do Model 400 lembra os aviões da família F-5/T-38 da Northrop Grumman. (Imagem: David Kern)

A USAF tem planos para adquirir mais de 300 T-X a partir da próxima década. Os requisitos de propostas foram encaminhados para as companhias interessadas em julho.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Após um breve período de calmaria, que parecia que a tragédia ambiental no Sul estava chegando ao seu final, uma...

Comentários

DISPONÍVEL