Northrop Grumman revela novo jato de treinamento avançado

0
2182
(Imagem: David Kern)

A norte-americana Northrop Grumman exibiu na última semana em Mojave, na Califórnia, um novo jato de treinamento avançado para disputar a competição T-X da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Designado Model 400, conforme registros da Administração Federal de Aviação(FAA) dos Estados Unidos, a aeronave está dotada de um motor GE Aviation F404-102D capaz de desenvolver potencia máxima de 17.200 libras (7.800 Kg).

A também norte-americana Scaled Composites, subsidiária da Northrop Grumman, dedicou-se à prototipagem rápida e realização de testes de voo. Apesar de registada em 16 de Junho de 2015, o projeto foi mantido em segredo por vários meses.

Imagens da aeronave divulgadas no Twitter mostram um avião dotado de uma única e proeminente superfície vertical de cauda e um nariz semelhante ao do veterano T-38 Talon.

A Northrop Grumman é um dos quatro concorrentes do programa T-X que estão trabalhando para substituir os T-38C da USAF, empregados nas etapas de treinamento avançado dos pilotos. A Raytheon está propondo o T100, versão customizada do M346 Master do grupo italiano Leonardo. A Lockheed Martin oferta uma variante modificada do Korea Aerospace/Lockheed  T-50 Golden Eagle impulsionado por um único motor. A Boeing firmou parceria com a Saab para desenvolver uma aeronave cujas características do projeto ainda não foram reveladas.

O design do Model 400 lembra os aviões  da família F-5/T-38 da Northrop Grumman. (Imagem: David Kern)
O design do Model 400 lembra os aviões da família F-5/T-38 da Northrop Grumman. (Imagem: David Kern)

A USAF tem planos para adquirir mais de 300 T-X a partir da próxima década. Os requisitos de propostas foram encaminhados para as companhias interessadas em julho.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global