NEXTER e TEXELIS vencem o contrato VBMR-L

O Governo Francês anunciou que as empresas NEXTER e TEXELIS venceram a competição para fornecerem o Véhicules Blindés Multi-Rôles Lèger (VBMR-L), do Exército Francês (Armée de Terre).

O contrato estabelece a fabricação e entrega de 2038 veículos blindados 4×4, previstas na Lei de Programação Militar até 2030. Deste total, 689 deverão ser  fornecidos até o final de 2025.

O contrato foi assinado pela “Direção Geral do Armamento” (DGA) na presença de Joël Barre, Diretor Nacional de Armamento (NAD), e Bernard Barrera, Chefe do Estado-Maior do Armée de Terre.

Estes veículos 4×4 blindados destinam-se ao emprego operacional pelas unidades de inteligência e reconhecimento do Armée de Terre.

Apresentando capacidades multifuncionais, os VBMR-L serão equipados com os sistemas de informação e comunicação SCORPION (SICS) e configurados em diversas versões: transporte de tropas, posto de comando, controle de fogo de artilharia, engenharia, ambulância e ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Objetivo e Reconhecimento), hub de comunicação tática, etc.

O Griffon VBMR 6×6 em sua configuração final de produção inicial. (acima e abaixo)

O demonstrador de conceito do VBMR (BMX 01) exposto na Eurosatory 2014. (Imagem: Roberto Caiafa).

Inicialmente os requesitos do Armée de Terre especificavam um peso de 10-12 toneladas. No entanto, o VBMR-L terá um peso de cerca de 15 toneladas, segundo a DGA (acredita-se que o ônus em acrescentar peso resulte em melhor proteção para a tripulação).

O Grupo NEXTER será responsável pelo projeto e gerenciamento da relação entre custo e desempenho, integração, produção e suporte ao VBMR-L.

Este veículo totalmente francês será montado ao lado do VBMR-GRIFFON e EBRC-JAGUAR, reforçando assim a criação de empregos na região de Roanne e nos escritórios de engenharia.

O programa Scorpion contratou a entrega de 1.722 veículos Griffon VBMR com a entrega da 780º unidade devendo acontecer até 2025.

O Jaguar EBRC recebeu uma encomenda de 248 exemplares. Um total de 110 unidades deste pedido deverá ser entregue até o final de 2025.

O EBRC-JAGUAR, veículo de reconhecimento blindado sobre rodas 6×6. (acima, abaixo e embaixo)

Empresa francesa de porte intermediário com sede em Limoges, a TEXELIS caberá projetar e fornecer os equipamentos de mobilidade do VBMR-L, já que a companhia é mundialmente reconhecida pela sua especialização em trens de força de veículos pesados, garantindo assim o desempenho requerido e mobilidade desejada para o blindado.

Stéphane Mayer, CEO da NEXTER, comentou: “Estou extremamente orgulhoso e satisfeito por esse reconhecimento da experiência das nossas equipes, que apresentaram a resposta perfeita aos requisitos deste programa. Com este contrato, reforçamos a presença no programa SCORPION e confirmamos nossa posição como player de referência no domínio do projeto, fabricação, integração e suporte a esse tipo de produto “.

Este contrato segue o documento industrial adjudicado a tns-MARS (uma joint venture que inclui a NEXTER, SAFRAN e THALES), o contrato agrupando a concepção, produção e suporte do VBMR-GRIFFON e do EBRC-JAGUAR (dentro de um consórcio temporário formado pela NEXTER, THALES e RENAULT Trucks Defense) e da modernização carros de combate Leclerc XLR, da qual a NEXTER é contratante principal.

O MBT LeClerc XLR, modernização da NEXTER para o carro de combate francês.

Os VBMR Légers substituirão a frota de blindados VAB, como os usados na Operação Barkhane, no Mali. Esses modernos 4×4 blindados serão empregados como viaturas de reconhecimento e inteligência integrados dentro da chamada “bulle Scorpion” (bolha do escorpião).

Assim como os outros projetos em desenvolvimento para o Armée de Terre (EBRC Jaguar, CAESAR e VBCI), o VBMR Léger será inteiramente  montado nas plantas de Roanne (Loire).

A primeira viatura deverá ser entregue na versão “Patrouille” até o final do ano de 2022.

O VAB é um dos veículos que serão substituídos pelos blindados do Programa SCORPION.
O NEXTER CAESAR já encontra-se em serviço no Armée de Terre (acima), mas novas versões desse obuseiro, montados sobre a plataforma VBMR deverão entrar em serviço brevemente (abaixo).

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