O Navio Doca Multipropósito (NDM) G-40 Bahia foi submetido a uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) realizada entre os dias 11 a 15 de setembro.
Na ocasião, o G-40 foi homologado para a condução de operações aéreas noturnas com helicópteros, em condições de voo visual e por instrumentos.
O primeiro pouso noturno a bordo ocorreu no dia 12 de setembro, por uma aeronave AH-11A Super LynxAH-11A Super Lynxdo Esquadrão HS-1 Guerreiro.

No dia 14 de setembro, uma aeronave UH-15 participou da campanha de homologação, realizando o primeiro pouso noturno do Esquadrão HU-2 em navios da MB durante operações no mar.
A capacitação do NDM Bahia para operações aéreas noturnas e a qualificação das primeiras equipagens de helicópteros foi um evento coordenado entre o Comando da Força Aeronaval e o Comando da Força de Superfície, sob a supervisão do Comando em Chefe da Esquadra.

Participaram da VSA, na qualidade de vistoriador-chefe, o capitão-de-mar-e-guerra Eduardo Augusto Wieland, comandante do Centro de Instrução Almirante Marques de Leão (CAAML), e o capitão-de-mar-e-guerra Renato Gomes Ferreira, comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), como coordenador.
