Os três novos navios da Fleet Solid Support (FSS) da Royal Fleet Auxiliary (RFA) receberão os sensores Quadome Naval 3D Air and Surface Surveillance Radar, os sistemas de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e o Sistema Integrado de Ponte de Navegação Kelvin Hughes (INBS).
Esses equipamentos da HENSOLDT UK foram selecionados pela Navantia UK e serão fundamentais para as missões de suporte às operações de reabastecimento dos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth da Marinha britânica.
O radar Quadome 3D de nova geração possui antena de varredura eletrônica ativa (AESA) definida por software, o que ajuda nas atualizações e na incorporação de novas capacidades ao longo da sua vida útil. A busca e a detecção inclui desde alvos pequenos e rastreamento de volume até a interação com sistemas de missão e vigilância aérea e de superfície 3D simultâneas com vários modos de operação especializados.
Sendo livre do controle de exportação dos EUA e da Europa, o Quadome opera nas bandas C e G, tem movimento de rotação contínua fornecendo 360º de cobertura, elevação máxima de 70º, alcance de 200km, modo de atuação em vigilância e de autoproteção, faz a detecção de em torno de 1000 alvos no céu e na superfície e pesa em torno de 850kg, incluindo o seu pedestal.
O Quadome está integrado com a antena IFF com interrogador HENSOLDT MSSR 2000 IFF, já em uso na Royal Navy.
O Sistema Integrado de Ponte de Navegação Kelvin Hughes INBS vai trabalhar com os radares de navegação naval SharpEye e monitores multifuncionais, que se adaptam para atender às necessidades operacionais e técnicas específicas de cada missão, incluindo opções de redundância e segurança, com interface aberta para outros sistemas de navios. Os monitores simplificam o acesso às tarefas de navegação, incluindo radar, gráficos, controle de helicóptero e ao Conning display, que centraliza as informações fundamentais para a manutenção da segurança no entorno do navio.
Os radares Kelvin Hughes INBS e SharpEye já estão operacionais a bordo dos navios-tanque da Classe Maré e de outros navios da RFA, facilitando o treinamento, o suporte logístico e apoio técnico. Na sede da HENSOLDT UK, o INBS terá suporte vitalício.
Com o contrato, além de garantir os 150 empregos em Enfield, 50 novos para mão de obra qualificada serão criados. A HENSOLDT projeta investimentos de mais de 1 milhão de libras na fábrica e nas instalações de teste, criando assim um novo centro de suporte europeu para radares Quadome.
Segundo Peter Dillon, diretor executivo da HENSOLDT UK, “esses contratos apoiam os nossos planos de novos investimentos significativos em nossa fábrica e na instalação de suporte no Reino Unido utilizando o suporte da cadeia de suprimentos local. Isso fornecerá serviços de manutenção, reparo e apoio para a Navantia e a RFA, ao mesmo tempo em que criará novas oportunidades de emprego na área. Estamos orgulhosos em trabalhar com a Navantia UK para entregar essa capacidade de classe mundial à RFA e, por extensão, à Royal Navy. Isso sinaliza a entrada da HENSOLDT no mercado de vigilância aérea naval do Reino Unido e reafirma nossa posição como fornecedora de Sistema de Ponte Integrados para a frota.”