Navios da Diretoria de Hidrografia e Navegação se encontram no mar

0
2302

No dia 28 de março ocorreu, próximo ao litoral do estado de São Paulo, aproximadamente a 60 milhas do sudeste da Ilha de São Sebastião, o encontro do Navio Polar (NPo) Almirante Maximiano e do Navio Hidroceanográfico (NHo) Cruzeiro do Sul (H38).

O Almirante Maximiano, carinhosamente apelidado “Tio Max“, regressava da 34ª Operação Antártica (OPERANTAR XXXIV), em que apoiou pesquisas de universidades brasileiras realizando coletas de amostras de água e solo marinho, estudo de aves e pesquisas geológicas no continente gelado e 25 projetos de pesquisa. Ademais, conduziu observações meteorológicas e de comportamento das massas de água na região que influenciam o clima do planeta.

Já o “Leão dos Mares“, o Cruzeiro do Sul, partiu do Rio de Janeiro no dia 27 de março para participar da 10ª Reunião da Comissão Hidrográfica do Atlântico Sudoeste (CHAtSO). A reunião é um importante fórum de discussões com o objetivo de incrementar a cooperação hidrográfica entre os países do Oceano Atlântico Sudoeste e aconteceu nos dias 7 e 8 de abril em Buenos Aires, na Argentina.

Por fim, o Cruzeiro do Sul realizou coleta de dados batimétricos e auxílios à navegação na região do extremo sul do Brasil, cumprindo o levantamento hidrográfico de interesse da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

Ivan Plavetz