O estaleiro espanhol Navantia assinou hoje um acordo de cooperação com Serviços Industriais da Marinha (SIMA), pertencente à Marinha de Guerra do Peru. O acordo representa um marco para o desenvolvimento do potencial de colaboração entre a Navantia e SIMA abordarem os planos de renovação e modernização da frota naval de guerra peruana, baseados na experiências e capacidades das duas partes.
O acordo considera também que o SIMA poderá tornar-se um parceiro estratégico no âmbito de oportunidades comerciais que a Navantia alcance em outros países. As áreas de cooperação propostas são diversificadas e os laços estabelecidos entre as duas partes possibilita a introdução de novas atividades de interesse mútuo.
As principais linhas de cooperação serão:
- Construção naval e atividades de projeto e engenharia dedicada.
- Modernização de navios de superfície.
- Apoio ao ciclo de vida (ACV) de navios e sistemas, civis e militares, em áreas como gestão e suporte de engenharia de ACV, implementação de manutenção, gestão da cadeia de fornecedores, treinamento e simulação.
- Colaboração no âmbito de atividades de desenho, desenvolvimento e integração de sistemas, complementares aos programas, em andamento no Peru e com relação àqueles que a Navantia ocupa destacada posição, como sistemas de controle de plataforma, navegação e comunicações integradas, direcionamento de tiro e controle de armas, apoio a integração de sistemas de combate e aplicações de comando e controle (C2).
Atualmente, a Navantia está colaborando com a Marinha de Guerra do Peru através do fornecimento de um avançado Sistema Integrado de Controle de Plataforma, Navegação e Comunicações para o navio-escola a vela Unión, lançado ao mar em dezembro de 2014, e que incorporara avançados conceitos tecnológicos em sua classe.
Ivan Plavetz